Uma Abordagem para Recomendação de Grupos integrada às Técnicas de Aprendizagem Colaborativa

Resumo


Este trabalho apresenta a proposta de pesquisa de doutorado para a formação de grupos integradas às técnicas de aprendizagem colaborativa. O objetivo principal é criar e validar uma abordagem automatizada para auxiliar os docentes na recomendação de grupos de alunos associada às técnicas de aprendizagem colaborativa para atividades em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Em especial, a abordagem estará fundamentada nas ações de interação de alunos com um ambiente virtual chamado CodeBench, por meio das Trilhas de Aprendizagem, e nas técnicas de aprendizagem colaborativa. O doutorado teve início em março de 2021, portanto, terá 21 meses de desenvolvimento até a data da realização do CBIE, com previsão de finalização em março de 2025.

Palavras-chave: Formação de Grupo, Técnicas de Aprendizagem Colaborativas, Trilhas de Aprendizagem

Referências

Artero, A. O. (2009), Inteligência Artificial: Teoria e prática, Livraria da Física, 1ª edição.

Barkley, E. F., Major, C. H. e Cross, K. P. (2014), Collaborative Learning Techniques: A Handbook for College Faculty, Jossey-Bass, 2nd edition.

Borges, S., Mizoguchi R., Bittencourt, I. I. e Isotani S. (2018). Group Formation in CSCL: A Review of the State of the Art, Higher Education for All. From Challenges to Novel Technology-Enhanced Solutions, A. I. Cristea, I. I. Bittencourt, and F. Lima, Cham, Switzerland, Springer International Publishing, p. 71-88.

Castro, L., Sobrinho, H., Oliveira E., Castro, A. e Gadelha, B. (2016). Um Sistema de Recomendação de Técnicas de Aprendizagem Colaborativa, In: XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), Uberlândia.

Felder R. M. e Brent, R. (2001). Effective strategies for cooperative learning. In Journal of Cooperation & Collaboration in College Teaching, p. 69-75. ERIC

Jagadish, D. (2014). Grouping in collaborative e-learning environment based on interaction among students, In: International Conference on Recent Trends in Information Technology, IEEE, Chennai, India.

Ounnas, A., Davis, H. C. e Millard, D. E. (2007). Towards semantic group formation. In: IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT), IEEE, Niigata, Japan

Ramos, D. B., Ramos, I. M. M., Gasparini, I., Oliveira, E. H. T. (2021). A New Learning Path Model for E-Learning Systems. International Journal of Distance Education Technologies (IJDET), 19(2), 34-54. http://doi.org/10.4018/IJDET.20210401.oa2

Ramos, D. B., Ramos, I. M. M., Nascimento, P. B., Amaral, G. S e Oliveira, E. H. T. (2017). Um modelo para Trilhas de Aprendizagem em um Ambiente Virtual de Aprendizagem, In: XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), Recife.

Ramos, I. M. M., Ramos, D. B., Amaral, G. S., Nascimento, P. B., Gadelha, B e Oliveira, E. H. T. (2017). M-Cluster: Uma ferramenta de Recomendação para Formação de Grupos em Ambientes Virtuais de Aprendizagem, In: XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Recife

Ramos, I. M. M., Ramos, D. B., Amaral, G. S., Gadelha, B. e Oliveira, E. H. T. (2018). Framework Conceitual para Formação de Grupos de Alunos utilizando Trilhas de Aprendizagem em um Ambiente Virtual de Aprendizagem, In: XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Fortaleza.

Ratnapala, I. P., Ragel, R. G. e Deegalla, S. (2014). Students behavioural analysis in an online learning environment using data mining, In: International Conference on Information and Automation for Sustainability, Colombo.

Romero, C. e Ventura, S. (2020). Educational data mining and learning analytics: An updated survey. In WIREs Data Mining and Knowledge Discovery, p. 1–21. Wiley.

Romero, C e Ventura, S. (2010). Educational Data Mining: A Review of the State of the Art. In IEEE Transactions on Systems, Man, and Cybernetics, Part C (Applications and Reviews), p. 601-618. IEEE.

Tang, T. e McCalla, G. (2005). Smart Recommendation for an Evolving E-Learning System: Architecture and Experiment. In International Journal on E-Learning, p. 105–129. AACE

Wella e Tjhin, V. U. (2017). Exploring effective learning resources affecting student behavior on distance education, In: International Conference on Human System Interactions (HSI), IEEE, Ulsan, South Korea.

Zakrzewska, D. (2008). Cluster analysis for user’s modeling in intelligent e-learning systems, New Frontiers in Applied Artificial Intelligence. IEA/AIE 2008. Lecture Notes in Computer Science, N. T. Nguyen, L. Borzemski, A. Grzech e M. Ali, Poland, Springer, p. 209–214.

Yathongchai, C., Angskkun, T., Yathongchai, W. e Angskun, J. (2013). Learner Classification Based on Learning Behavior and Performance, In: IEEE Conference on Open Systems (ICOS), IEEE, Kuching, Malaysia.
Publicado
16/11/2022
Como Citar

Selecione um Formato
RAMOS, Ilmara Monteverde Martins; GADELHA, Bruno Freitas; OLIVEIRA, Elaine Harada Teixeira de. Uma Abordagem para Recomendação de Grupos integrada às Técnicas de Aprendizagem Colaborativa. In: WORKSHOP DE PÓS-GRADUAÇÃO: GRADUATE STUDENTS EXPERIENCE (STUDX) - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 11. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 174-179. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2022.227191.