Proposta de Metodologia para Avaliação da Aprendizagem de Alunos em Jogos Sérios
Resumo
A avaliação do desempenho, no contexto de jogos sérios, é uma área com oportunidades de pesquisa e desenvolvimento. Este trabalho apresenta uma proposta de construção e avaliação de uma metodologia para auxiliar a concepção, execução e análise da avaliação do desempenho do aluno e fornecer uma maneira sistemática de avaliar a eficácia de jogos sérios, integrado ao ciclo de produção de um jogo. Trata-se de uma pesquisa em andamento, de natureza aplicada, com resultados iniciais que incluem um estudo piloto e uma versão inicial da metodologia. Espera-se colaborar com a área de Informática na Educação ao sistematizar a construção de jogos de modo a fornecer evidências confiáveis dos resultados da aprendizagem.
Palavras-chave:
avaliação, jogos sérios, metodologia
Referências
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Publicado
16/11/2022
Como Citar
OLIVEIRA, Rháleff; GOYA, Denise; ROCHA, Rafaela.
Proposta de Metodologia para Avaliação da Aprendizagem de Alunos em Jogos Sérios. In: WORKSHOP DE PÓS-GRADUAÇÃO: GRADUATE STUDENTS EXPERIENCE (STUDX) - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 11. , 2022, Manaus.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2022
.
p. 180-185.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2022.227192.