Proposta de framework para o desenvolvimento de audiojogos educacionais por meio da Pedagogia de Projetos

Resumo


Apesar dos avanços de pesquisas em jogos na educação, faltam trabalhos voltados à acessibilidade em sala de aula, na qual audiojogos podem ser potencialmente implementados para estudantes com deficiência visual. Este estudo propõe um framework para o desenvolvimento de audiojogos educacionais por meio da Pedagogia de Projetos como prática pedagógica. Para isso, realizou-se uma revisão bibliográfica das metodologias de desenvolvimento de jogos educacionais e acessibilidade voltado à prática pedagógica, seguido da construção de um framework, que será avaliado por especialistas e passará por um processo de validação em um estudo de caso aplicado em sala de aula com estudantes com deficiência visual.
Palavras-chave: audiojogos, modelo conceitual, tecnologia assistiva

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Publicado
16/11/2022
CARVALHO, Walter R. B.; RODRIGUEZ, Carla L.; ROCHA, Rafaela V.. Proposta de framework para o desenvolvimento de audiojogos educacionais por meio da Pedagogia de Projetos. In: WORKSHOP DE PÓS-GRADUAÇÃO: GRADUATE STUDENTS EXPERIENCE (STUDX) - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 11. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 186-191. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2022.226745.