Proposta de framework para o desenvolvimento de audiojogos educacionais por meio da Pedagogia de Projetos

Resumo


Apesar dos avanços de pesquisas em jogos na educação, faltam trabalhos voltados à acessibilidade em sala de aula, na qual audiojogos podem ser potencialmente implementados para estudantes com deficiência visual. Este estudo propõe um framework para o desenvolvimento de audiojogos educacionais por meio da Pedagogia de Projetos como prática pedagógica. Para isso, realizou-se uma revisão bibliográfica das metodologias de desenvolvimento de jogos educacionais e acessibilidade voltado à prática pedagógica, seguido da construção de um framework, que será avaliado por especialistas e passará por um processo de validação em um estudo de caso aplicado em sala de aula com estudantes com deficiência visual.
Palavras-chave: audiojogos, modelo conceitual, tecnologia assistiva

Referências

Alves, A.G. (2017). Eu Fiz Meu Game: Um framework para criação de jogos digitais por crianças. In: CBIE, p. 2-11.

Brasil, Ministério da Educação (2002). PCN+ Ensino Médio: Orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/Semtec.

Carvalho, W. R. B., Rodriguez, C. L., Goya, D., Venero, M. F., Rocha, R. V. (2019). Software Livre Twine: ensino de programação Web por meio da criação de jogos educacionais. In WCBIE, p. 258-267.

Carvalho, W. R. B., Rodriguez, C. L., Rocha, R. V. (2021). Audiojogos educacionais: um Mapeamento Sistemático da Literatura. In SBIE, p. 371-380.

Carvalho, W. R. B., Rodriguez, C. L., Rocha, R. V. (2022). Aprendizagem Baseada em Projetos no Contexto do Desenvolvimento de Jogos: uma Revisão Sistemática de Literatura. In: SBIE, p. 1-10.

Gehlen, S. T., Maldaner, O. A., Delizoicov, D. (2012). Momentos pedagógicos e as etapas da situação de estudo: complementaridades e contribuições para a educação em ciências. Ciência & Educação, v. 18, p. 1-22.

Filippo, D., Roque, G., Pedrosa, S. (2018). Pesquisa-ação: possibilidades para a Informática Educativa. Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Abordagem qualitativa de Pesquisa, 3.

Kane, S. K., Koushik, V., Muehlbradt, A. (2018). Bonk: accessible programming for accessible audio games. In: ACM IDC Conference, p. 132-142.

Leitão, C. (2021). A entrevista como instrumento de pesquisa científica: planejamento, execução e análise. Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Abordagem qualitativa de Pesquisa, 3.

Oliveira, R. N. R., Cardoso, R. P., Braga, J. C. B., Rocha, R. V. (2018). Frameworks para Desenvolvimento de Jogos Educacionais: uma revisão e comparação de pesquisas recentes. In SBIE, p. 854-863.

Oliveira, R. N. R., Belarmino, G. D., Rodriguez, C., Goya, D., Rocha, R. V., Venero, M. L. F., Kumada, K. M. O. (2021). Desenvolvimento e Avaliação da Usabilidade e Acessibilidade de um Protótipo de Jogo Educacional Digital para Pessoas com Deficiência Visual. Rev. Bras. Ed. Esp., v. 27(3), p.847-864.

Pasqualetto, T. I., Veit, E. A., Araujo, I. S. (2017). Aprendizagem baseada em projetos no Ensino de Física: uma revisão da literatura. RBPEC, p. 551-577.

Ribeiro, E. A. (2008). A perspectiva da entrevista na investigação qualitativa. Evidência: Olhares e pesquisa em saberes educacionais. v. 4(4), p. 129-148.

Rocha, K. N., Almeida, N. M., Soares, C. R. G., Silva, L. F. M. S. Q-LIBRAS: um jogo educacional para estimular alunos surdos à aprendizagem de Química. Revista Educação Especial, v. 32, p. 1-14.

Rovithis, E., Floros, A., Mniestris, A., Grigoriou, N. (2014). Audio games as educational tools: Design principles and examples. In: IEEE GEM, p. 1-8.

Silva, E. L., Menezes, E. M. (2005). Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. UFSC, Florianópolis, 4a. edição, 123.

Urbanek, M., Güldenpfennig, F. (2019). Celebrating 20 years of computer-based audio gaming. In International Audio Mostly Conference, p. 90-97.

Whitney, M. (2020). Teaching Accessible Design: Integrating Accessibility Principles and Practices into an Introductory Web Design Course. Information Systems Education Journal, 18(1), p. 4-13.
Publicado
16/11/2022
Como Citar

Selecione um Formato
CARVALHO, Walter R. B.; RODRIGUEZ, Carla L.; ROCHA, Rafaela V.. Proposta de framework para o desenvolvimento de audiojogos educacionais por meio da Pedagogia de Projetos. In: WORKSHOP DE PÓS-GRADUAÇÃO: GRADUATE STUDENTS EXPERIENCE (STUDX) - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 11. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 186-191. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2022.226745.