Assistente virtual ADA Blocks: Facilitando a escolha de ferramentas de programação em blocos para a Educação 4.0

  • Ana Paula J. Perin UFPR
  • Deivid E. dos S. Silva UFPR
  • Natasha M. C. Valentim UFPR

Resumo


Na Educação 4.0, busca-se uma aprendizagem personalizada que incentive habilidades e competências do Século XXI nos estudantes, como raciocínio lógico e pensamento computacional. A programação em blocos pode apoiar neste processo. Entretanto, percebeu-se que professores, como os do Ensino Médio, têm dificuldades na escolha de ferramentas de programação, dependendo do seu contexto de uso. Dessa forma, foi desenvolvida a assistente virtual ADA Blocks para auxiliar os professores nesse propósito. A metodologia de desenvolvimento da ADA Blocks inclui um Mapeamento Sistemático da Literatura, estudos preliminares e de viabilidade. Como resultados, a utilidade, a facilidade de uso e as limitações da ADA Blocks foram identificadas.

Referências

Basili, V. R. and Rombach, H. D. (1988). Towards a comprehensive framework for reuse: A reuse-enabling software evolution environment.

Buffum, P. S., Frankosky, M. H., Boyer, K. E., Wiebe, E. N., Mott, B. W., and Lester, J. C. (2016). Empowering All Students: Closing the CS Confidence Gap with an In-School Initiative for Middle School Students. In Proceedings of the 47th ACM Technical Symposium on Computing Science Education, SIGCSE ’16, pages 382–387, Memphis, Tennessee, USA. Association for Computing Machinery.

Burnett, M. M. and McIntyre, D. W. (1995). Visual programming. COMPUTER-LOS ALAMITOS-, 28:14–14.

Corbin, J. and Strauss, A. (2014). Basics of qualitative research: Techniques and procedures for developing grounded theory. Sage publications.

de Oliveira, C. (2015). Tic’s na educação: a utilização das tecnologias da informação e comunicação na aprendizagem do aluno. Pedagogia em Ação, 7(1).

Jocius, R., Joshi, D., Dong, Y., Robinson, R., Cateté, V., Barnes, T., Albert, J., Andrews, A., and Lytle, N. (2020). Code, Connect, Create: The 3C Professional Development Model to Support Computational Thinking Infusion. In Proceedings of the 51st ACM Technical Symposium on Computer Science Education, SIGCSE ’20, pages 971–977, Portland, OR, USA. Association for Computing Machinery.

Kitchenham, B. and Charters, S. (2007). Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering.

Perin, A., Silva, D. E., and Valentim, N. (2021a). Um benchmark de ferramentas de programação em blocos que podem ser utilizadas nas salas de aula do ensino médio. In Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.

Perin, A., Silva, D. E., and Valentim, N. (2022a). Um estudo de viabilidade sobre a assistente virtual ada blocks com professores do ensino médio. In Anais do XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1243–1254, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Perin, A. P. J., dos S. Silva, D. E., and Valentim, N. M. C. (2022b). Investigating block programming tools in high school to support education 4.0: A systematic mapping study. Informatics in Education.

Perin, A. P. J., Silva, D. E., and Valentim, N. M. (2021b). Experiência de docentes do ensino médio em conduzir atividades remotas durante o distanciamento social: uma análise baseada no contexto da educação 4.0. Anais do Computer on the Beach, 12.

Perin, A. P. J., Silva, D. E., and Valentim, N. M. C. (2022c). Investigating the teaching of block programming in high school. In XVIII Brazilian Symposium on Information Systems, SBSI, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.

SBC (2018). Diretrizes para o ensino de computação na educação básica. Disponível em: [link].

Seralidou, E. and Douligeris, C. (2019). Learning with the AppInventor programming software through the use of structured educational scenarios in secondary education in Greece. Education and Information Technologies, 24(4):2243–2281.

Souza, M. V. R. d. and França, A. C. C. (2013). Um estudo sobre as dificuldades no processo de aprendizagem de programação no curso de análise e desenvolvimento de sistemas na fafica–faculdade de filosofia, ciências e letras de caruaru-pe. Revista da Escola Regional de Informática, 2(2):19–27.
Publicado
06/11/2023
Como Citar

Selecione um Formato
PERIN, Ana Paula J.; SILVA, Deivid E. dos S.; VALENTIM, Natasha M. C.. Assistente virtual ADA Blocks: Facilitando a escolha de ferramentas de programação em blocos para a Educação 4.0. In: CONCURSO ALEXANDRE DIRENE (CTD-IE) - DISSERTAÇÕES DE MESTRADO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 12. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 50-61. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2023.234530.