A possibilidade de dialogar durante o desenvolvimento de projetos envolvendo a programação com o Scratch nas aulas de matemática

  • Agner L. Bittencourt UFRGS
  • Leandra A. Fioreze UFRGS

Resumo


Apresentam-se resultados parciais da dissertação em Ensino de Matemática relacionada às Tecnologias da Informação e Comunicação, a qual investigou como ocorreu o diálogo entre alunos do Ensino Fundamental ao programarem projetos no Scratch. As gravações dos grupos de alunos constituíram-se no material empírico que foi analisado qualitativamente, por meio das mensagens que significassem diálogo. Pôde-se concluir que o diálogo ocorreu quando os alunos complementaram as ideias uns dos outros, potencializando suas criatividades, pois novos problemas emergiram e precisaram ser resolvidos. Em especial, ao testarem blocos de programação, pois possibilitou perceber a perspectiva do outro sobre o projeto em criação.

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Publicado
06/11/2023
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BITTENCOURT, Agner L.; FIOREZE, Leandra A.. A possibilidade de dialogar durante o desenvolvimento de projetos envolvendo a programação com o Scratch nas aulas de matemática. In: CONCURSO ALEXANDRE DIRENE (CTD-IE) - DISSERTAÇÕES DE MESTRADO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 12. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 63-74. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2023.234631.