Furbot: um jogo para auxiliar no desenvolvimento de habilidades do Pensamento Computacional
Resumo
O projeto Furbot, desenvolvido pela Universidade Regional de Blumenau em 2008, visa promover o pensamento computacional em crianças, preparando-as para os desafios digitais do futuro. O jogo já aplicado com mais de 400 crianças em escolas de educação básica desde 2017. O jogo digital, parte integrante do projeto, envolve uma narrativa de aventura que estimula o desenvolvimento das habilidades do Pensamento Computacional. Ele é recomendado para crianças a partir de 7 anos, podendo ser jogado de forma autônoma ou acompanhado de um professor em sala de aula proporcionando um ambiente educativo. O Furbot foi desenvolvido m Unity com C# em ambiente 2D e atualmente está publicado na Google Play.
Palavras-chave:
Furbot, pensamento computacional, educação básica, Untiy
Referências
Papert, S. (2008) "A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática", Porto Alegre, RS: Artes Médicas.
Publicado
06/11/2023
Como Citar
KOHLER, Luciana P. de Araújo; LOPES, Maurício Capobianco; REIS, Dalton Solano dos; WISINTAINER, Miguel Alexandre; ARAÚJO, Felipe Augusto de Carvalho; KOHN, Jorge; SON, Lucas Hong Lae; SANTOS, Bruno F. F..
Furbot: um jogo para auxiliar no desenvolvimento de habilidades do Pensamento Computacional. In: CONCURSO APPS.EDU - CATEGORIA PRODUTO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 12. , 2023, Passo Fundo/RS.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2023
.
p. 108-111.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2023.234895.