Cadê Minha Pizza? Exercitando Matemática e Pensamento Computacional de forma lúdica por meio de grafos

  • Fabrizio Honda UEA / UFAM
  • Fernanda Pires UEA
  • Marcela Pessoa UEA
  • Elaine H. T. Oliveira UFAM

Resumo


A inserção de conteúdos de computação transversal à educação básica possui uma resolução respectiva, no entanto, há uma carência de ferramentas que abordem essa transversalidade, por exemplo, em conteúdos de Matemática. Neste contexto, o presente trabalho apresenta “Cadê minha pizza?”, um jogo educacional para exercitar Matemática/Pensamento Computacional e, transversalmente, percurso em grafos e caminho mínimo. O jogo possui uma mecânica de entrega de pizzas pela cidade, realiza a captura de dados furtivamente durante a gameplay e foi embasado na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, tendo como público-alvo estudantes finalistas de Ensino Médio e iniciantes de computação.
Palavras-chave: computação, transversalidade, matemática, jogo educacional, pensamento computacional, grafos

Referências

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Publicado
06/11/2023
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HONDA, Fabrizio; PIRES, Fernanda; PESSOA, Marcela; OLIVEIRA, Elaine H. T.. Cadê Minha Pizza? Exercitando Matemática e Pensamento Computacional de forma lúdica por meio de grafos. In: CONCURSO APPS.EDU - PROTÓTIPO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 12. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 129-132. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2023.233141.