Rabbit Code: Um jogo voltado para a aprendizagem de matrizes

  • Izaque Rolim UEA
  • Flávia Brenda UEA
  • João Queroga UEA
  • Rafaela Melo UFAM
  • José Carlos Duarte UEA
  • Marcela Pessoa UEA
  • Fernanda Pires UEA

Resumo


"Rabbit Code" é um jogo educacional voltado para estudantes do 2° ano do Ensino Médio. A disciplina abordada é matemática e o conteúdo principal é matrizes. Durante a gameplay, o jogador precisa vencer uma série de desafios que envolvem atravessar um caminho aplicando o conceito de matrizes e blocos de programação. O jogo fundamenta-se na Teoria de Aprendizagem Significativa e incorpora aspectos do Pensamento Computacional.
Palavras-chave: Matrizes, Jogos Educacionais, Pensamento Computacional

Referências

BNCC. 2018. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação.

Pelizzari, A., KriegL, M. D. L., Baron, M. P., Finck, N. T. L., & Dorocinski, S. I. (2002). Teoria da aprendizagem significativa segundo Ausubel. revista PEC, 2(1), 37-42.

Pires, F. G. D. S. (2021). Thinkted lab, um caso de aprendizagem criativa em computação no nível superior.
Publicado
06/11/2023
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ROLIM, Izaque; BRENDA, Flávia; QUEROGA, João; MELO, Rafaela; DUARTE, José Carlos; PESSOA, Marcela; PIRES, Fernanda. Rabbit Code: Um jogo voltado para a aprendizagem de matrizes. In: CONCURSO APPS.EDU - PROTÓTIPO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 12. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 141-144. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2023.233171.