MyName: um jogo educacional inspirado no problema da mochila

  • Lucas Teixeira Nascimento UEA
  • Cristiana do Nascimento Pedrosa UEA
  • Fabrizio Honda UEA / UFAM
  • Fernanda Pires UEA
  • Marcela Pessoa UEA

Resumo


No que diz respeito a cursos superiores de computação, há disciplinas que apresentam conteúdos tidos como complexos, cuja compreensão não é simples. A utilização de jogos educacionais pode ser uma alternativa para facilitar o entendimento destes conteúdos, proporcionando um ambiente lúdico que serve como espaço para simular conceitos intricados. Desta forma, este trabalho apresenta a abstração do Problema da Mochila por meio do jogo educacional intitulado "My Name". Este jogo utiliza como base os princípios da Teoria da Carga Cognitiva e do Aprendizado Narrativo. Testes heurísticos e análises de dados de interação foram conduzidos, revelando resultados promissores em relação ao potencial de aprendizagem oferecido pelo jogo.
Palavras-chave: computação, jogos educacionais, Problema da Mochila, Teoria da Carga Cognitiva, Aprendizado Narrativo

Referências

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Publicado
06/11/2023
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NASCIMENTO, Lucas Teixeira; PEDROSA, Cristiana do Nascimento; HONDA, Fabrizio; PIRES, Fernanda; PESSOA, Marcela. MyName: um jogo educacional inspirado no problema da mochila. In: CONCURSO APPS.EDU - PROTÓTIPO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 12. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 145-148. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2023.233177.