Yerê e a Ilha Precisa: Um jogo RPG para exercitar a aprendizagem de literatura
Resumo
A literatura do Brasil desempenha um papel crucial na consolidação da identidade nacional. Desse modo, se faz crucial estimular o interesse em obras clássicas, sobretudo dos estudantes. Este trabalho introduz Yerê e a Ilha Precisa, um jogo educacional de RPG desenvolvido para dispositivos móveis, destinado a facilitar a compreensão da literatura pelos estudantes do Ensino Médio. Explorando os conceitos do movimento literário do Romantismo no Brasil em suas três fases românticas, o jogo é fundamentado na Teoria Construtivista de Piaget (1973). A jornada de Yerê consiste em enfrentar desafios e desvendar enigmas em três níveis, cada uma centrada em uma fase específica do Romantismo brasileiro.
Palavras-chave:
jogo educacional, literatura, romantismo, puzzle, game design educacional
Referências
Ribeiro, Roney Jesus. "14. A leitura e o ensino de literatura do Espírito Santo no ensino médio: tensões e divergências." Revista Científica UMC 2.2 (2017).
Pires, Fernanda Gabriela de Sousa. "Thinkted lab, um caso de aprendizagem criativa em computação no nível superior." (2021).
Silva, Douglas, et al. "GLBoard: um sistema para auxiliar na captura e análise de dados em jogos educacionais." Anais Estendidos do XXI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. SBC, 2022.
Pires, Fernanda Gabriela de Sousa. "Thinkted lab, um caso de aprendizagem criativa em computação no nível superior." (2021).
Silva, Douglas, et al. "GLBoard: um sistema para auxiliar na captura e análise de dados em jogos educacionais." Anais Estendidos do XXI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. SBC, 2022.
Publicado
06/11/2023
Como Citar
BASTOS, Manuela; MACENA, Jeniffer; BERNARDO, João; MELO, Rafaela; PESSOA, Marcela; PIRES, Fernanda.
Yerê e a Ilha Precisa: Um jogo RPG para exercitar a aprendizagem de literatura. In: CONCURSO APPS.EDU - CATEGORIA PROTÓTIPO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 12. , 2023, Passo Fundo/RS.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2023
.
p. 165-168.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2023.233293.