Enigma pirata: um jogo para exercitar Matemática e Pensamento Computacional através da Teoria dos Conjuntos
Resumo
Os resultados de proficiência em matemática do último SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Brasileira) mostraram-se inferiores, quando comparados com os de anos anteriores. Dentre os possíveis fatores, têm-se a dificuldade na compreensão dos conteúdos, falta de motivação dos estudantes, adaptação durante modelo remoto durante a pandemia da COVID-19, etc. O uso jogos educacionais pode ser uma poderosa abordagem nesse contexto, pela possibilidade em engajar e motivar os estudantes. Dessa forma, este artigo apresenta “Enigma Pirata”, um jogo educacional destinado a estudantes finalistas do ensino fundamental II para aprendizagem de Teoria dos Conjuntos e o desenvolvimento do Pensamento Computacional.
Palavras-chave:
matemática, jogos educacionais, Teoria dos Conjuntos, Pensamento Computacional
Referências
Ausubel, D. P. (1963). The psychology of meaningful verbal learning.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular.
APRESENTAÇÃO da Coletiva de Imprensa | Saeb 2021. 2022. Disponível em: [link]. Acesso em: 12 jun. 2023.
CORDEIRO, Paloma Ferreira. Teoria dos conjuntos na realidade escolar. 2022. 42 f.
Masola, W., & Allevato, N. (2019). Dificuldades de aprendizagem matemática: algumas reflexões. Educação Matemática Debate, 3(7), 52-67.
Hayashi, E. C., Posada, J. E. G., Maike, V. R., and Baranauskas, M. C. C. (2016). Exploring new formats of the self-assessment manikin in the design with children. In Proceedings of the 15th Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, pages 1–10
Pires, F. G. D. S. (2021). Thinkted lab, um caso de aprendizagem criativa em computação no nível superior.
Petri, G., von Wangenheim, C. G., and Borgatto, A. F. (2019). Meega+: Um modelo para a avaliação de jogos educacionais para o ensino de computação. Revista Brasileira de Informática na Educação, 27(03):52–81.
Silva, D., Pires, F., Melo, R., & Pessoa, M. (2022, October). GLBoard: um sistema para auxiliar na captura e análise de dados em jogos educacionais. In Anais Estendidos do XXI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (pp. 959-968). SBC.
SOUTO, A. M. (2010). Análise dos conceitos de número irracional e número real em livros didáticos da Educação Básica. Master's dissertation in Teaching Mathematics. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Wing, J. M. (2021). Pensamento computacional. Educação e Matemática, (162), 2-4.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular.
APRESENTAÇÃO da Coletiva de Imprensa | Saeb 2021. 2022. Disponível em: [link]. Acesso em: 12 jun. 2023.
CORDEIRO, Paloma Ferreira. Teoria dos conjuntos na realidade escolar. 2022. 42 f.
Masola, W., & Allevato, N. (2019). Dificuldades de aprendizagem matemática: algumas reflexões. Educação Matemática Debate, 3(7), 52-67.
Hayashi, E. C., Posada, J. E. G., Maike, V. R., and Baranauskas, M. C. C. (2016). Exploring new formats of the self-assessment manikin in the design with children. In Proceedings of the 15th Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, pages 1–10
Pires, F. G. D. S. (2021). Thinkted lab, um caso de aprendizagem criativa em computação no nível superior.
Petri, G., von Wangenheim, C. G., and Borgatto, A. F. (2019). Meega+: Um modelo para a avaliação de jogos educacionais para o ensino de computação. Revista Brasileira de Informática na Educação, 27(03):52–81.
Silva, D., Pires, F., Melo, R., & Pessoa, M. (2022, October). GLBoard: um sistema para auxiliar na captura e análise de dados em jogos educacionais. In Anais Estendidos do XXI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (pp. 959-968). SBC.
SOUTO, A. M. (2010). Análise dos conceitos de número irracional e número real em livros didáticos da Educação Básica. Master's dissertation in Teaching Mathematics. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Wing, J. M. (2021). Pensamento computacional. Educação e Matemática, (162), 2-4.
Publicado
06/11/2023
Como Citar
LAIS, Raquel; HONDA, Fabrizio; PIRES, Fernanda; QUEROGA, João; PESSOA, Marcela.
Enigma pirata: um jogo para exercitar Matemática e Pensamento Computacional através da Teoria dos Conjuntos. In: CONCURSO APPS.EDU - CATEGORIA PROTÓTIPO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 12. , 2023, Passo Fundo/RS.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2023
.
p. 169-172.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2023.233303.