Resgate Binário: Um jogo educacional para praticar conversão de números decimais para base binária e Pensamento Computacional

  • Fabrizio Honda UEA
  • Jeniffer Macena UEA
  • Andreza Mourão UEA

Resumo


Em cursos superiores de computação, um dos desafios enfrentados é encontrar alternativas para facilitar o entendimento de conteúdos complexos. Nesse contexto, pesquisadores têm investigado o uso de jogos no âmbito educacional, pela possibilidade de gerarem motivação e engajamento. Dessa forma, este trabalho aborda “Resgate Binário”, um jogo educacional cujo objetivo é auxiliar na aprendizagem de conversão de números decimais para a base binária e promover o desenvolvimento do Pensamento Computacional. O jogo foi embasado na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, contém mecânicas de plataforma e o público-alvo são estudantes de computação que já tiveram contato com o conteúdo de números binários.

Palavras-chave: computação, complexos, jogo educacional, base binária, Pensamento Computacional

Referências

Ausubel, D. P. (1963). The psychology of meaningful verbal learning

Falckembach, G. A. M. and Araujo, F. V. d. (2013). Aprendizagem de algoritmos: dificuldades na resolução de problemas. Anais Sulcomp, 2.

Macena, J., Pires, F., and Melo, R. (2022). Hello food: uma jornada de aprendizagem lúdica em algoritmos, programação e pensamento computacional. In Anais do XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 561–572. SBC.

Pires, F. G. D. S. (2021). Thinkted lab, um caso de aprendizagem criativa em computação no nível superior

Pires, F. G. d. S., Pessoa, M. S. P., Ferreira, R. M., Bernardo, J. R. S., and de Lima, F. M. M. (2020). O livro do conhecimento: um serious game educacional para aprendizagem de ortografia da língua portuguesa. Revista Brasileira de Informática na Educação, 28:436–460.

Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, 49(3):33–35
Publicado
06/11/2023
Como Citar

Selecione um Formato
HONDA, Fabrizio; MACENA, Jeniffer; MOURÃO, Andreza. Resgate Binário: Um jogo educacional para praticar conversão de números decimais para base binária e Pensamento Computacional. In: CONCURSO APPS.EDU - PROTÓTIPO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 12. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 181-184. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2023.234229.