Estratégias de Acessibilidade em IDEs para Estudantes com Deficiência Visual

  • Eliana Zen UFPEL / IFFar
  • Tatiana Aires Tavares UFPEL

Resumo


Os Ambientes de Desenvolvimento Integrado têm contribuído para que analistas e desenvolvedores de sistemas realizem um trabalho mais produtivo e eficiente. Aprender a utilizar essas ferramentas durante os cursos de formação é essencial para a formação desses profissionais. No entanto, a interface dessas ferramentas pode ser desafiadora para estudantes com deficiência visual, pois a ausência de mecanismos de acessibilidade adequados pode impedir que eles utilizem muitos dos recursos oferecidos. Neste sentido, este trabalho descreve a metodologia a ser adotada para a elaboração de Diretrizes de Acessibilidade para construção de Ambientes de Desenvolvimento de Software acessíveis a estudantes com deficiência visual.

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Publicado
06/11/2023
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ZEN, Eliana; TAVARES, Tatiana Aires. Estratégias de Acessibilidade em IDEs para Estudantes com Deficiência Visual. In: WORKSHOP DE PÓS-GRADUAÇÃO: GRADUATE STUDENTS EXPERIENCE (STUDX) - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 12. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 223-228. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2023.234323.