Aprendizagem Autorregulada em MOOCs por meio de um Painel para Visualização de Dados

  • Juliana Cristina dos Santos de Andrade IFES
  • Márcia Gonçalves de Oliveira IFES
  • Vanessa Battetin IFES

Resumo


A aprendizagem em ambientes online, especificamente em MOOCs, demandam que os alunos sejam autônomos e criem seu próprio caminho de aprendizagem com pouca ou nenhuma tutoria para ajudá-los, ou seja, os estudantes precisam ser capazes de autorregular sua aprendizagem. Diante disto, a proposta deste estudo é desenvolver um software educacional para apoiar a aprendizagem autorregulada (ARA) de estudantes de MOOCs por meio de um painel para visualização de informações de aprendizagem para a plataforma de cursos abertos do Ifes. Há evidências na literatura que apontam a utilização de painel de análise de aprendizagem como um fator promissor para apoiar a ARA no contextos de MOOCs.

Referências

Alonso-Mencía, M. E. et al. (2020) “Self-regulated learning in MOOCs: lessons learned from a literature review”. Educational Review, 72(3), p. 319–345.

Álvarez, R. P. et al. (2022) “Tools Designed to Support Self-Regulated Learning in Online Learning Environments: A Systematic Review”. IEEE Transactions on Learning Technologies, 15(4), p. 508-522.

Cha, H., Park, T. (2019). “Applying and Evaluating Visualization Design Guidelines for a MOOC Dashboard to Facilitate Self-Regulated Learning Based on Learning Analytics”. KSII Transactions on Internet and Information Systems, 13(6), p. 2799-2823.

Cordeiro, R. V., Altoé, R. O. (2021). Fatores comunicacionais para elaboração de produtos/processos educativos em Programas Profissionais de Pós-graduação na área de Ensino/Educação em Ciências e Matemática: reflexões emergentes e em movimento”. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, 17(39), p. 253-270.

Dresch, A. et al. (2014) Design Science Research. São Paulo: Bookman.

Lacerda, D. P. et al. (2013) “Design Science Research: método de pesquisa para a engenharia de produção”. Gestão & Produção, 20(4), p. 741–761.

Lee, D. et al. (2019) “Systematic literature review on self-regulated learning in massive open online courses”. Australasian Journal of Educational Technology, 35(1), p. 28-41.

Moe, Rolin. (2015) “The brief & expansive history (and future) of the MOOC: Why two divergent models share the same name”. Emerging eLearning, 2(1).

Moreira, M. A. (2010) “Los medios de enseñanza: conceptualización y tipología”. Web de Tecnología Educativa. Universidad La Laguna.

Park, Y., Jo, I. (2019) “Factors that affect the success of learning analytics dashboards”. Education Tech Research Dev, 67, p. 1547–1571.

Reparaz, C. et al. (2020) “Self-regulation of learning and MOOC retention”. Computers in Human Behavior, 111.

Rests, I. et al. (2021) “Exploring critical factors of the perceived usefulness of a learning analytics dashboard for distance university students”. International Journal of Educational Technology in Higher Education, 18(46).

Verbert, K. et al. “Learning Analytics Dashboard Applications”. American Behavioral Scientist, 57(10), p. 1500-1509.

Vilkova, K. A. (2019) Self–regulated learning and successful MOOC completion. In: Proceedings of EMOOCs 2019 Work in Progress Papers of the Research, Experience and Business Tracks, p 72-78.

Wang, Rui et al. (2022) “Learning engagement in massive open online courses: A systematic review”. Frontiers in Education, 7.

Wong, J. et al. (2019) “Exploring Sequences of Learner Activities in Relation to Self-Regulated Learning in Massive Open Online Course”. Computers and Education, 140.

Yousef, A. M. F. et al. (2015) “A usability evaluation of a blended MOOC environment: An experimental case study”. The International Review of Research in Open and Distributed Learning, 16(2).
Publicado
06/11/2023
Como Citar

Selecione um Formato
ANDRADE, Juliana Cristina dos Santos de; OLIVEIRA, Márcia Gonçalves de; BATTETIN, Vanessa. Aprendizagem Autorregulada em MOOCs por meio de um Painel para Visualização de Dados. In: WORKSHOP DE PÓS-GRADUAÇÃO: GRADUATE STUDENTS EXPERIENCE (STUDX) - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 12. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 229-234. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2023.234722.