Uma proposta de arquitetura computacional para autoria de jogos digitais educacionais com suporte a técnicas de analíticas de aprendizagem - STUDX

  • João Gabriel de Matos Dairel UFU
  • Renan Gonçalves Cattelan UFU
  • Rafael Dias Araújo UFU

Resumo


Professores da Educação Básica têm buscado estratégias que vão além das metodologias tradicionais de ensino. Uma possibilidade é a utilização de jogos digitais educacionais. No entanto, criar jogos digitais é uma tarefa difícil e que demanda equipes técnicas especializadas, além dos especialistas do domínio de aplicação, como professores da Educação Básica. Assim, há uma lacuna temporal entre a demanda dos especialistas de domínio e o desenvolvimento e disponibilização desses artefatos. Dessa forma, este trabalho propõe uma arquitetura de software que permite a criação dinâmica de fases de jogos digitais educacionais com recursos de analíticas de aprendizagem.

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Publicado
06/11/2023
DAIREL, João Gabriel de Matos; CATTELAN, Renan Gonçalves; ARAÚJO, Rafael Dias. Uma proposta de arquitetura computacional para autoria de jogos digitais educacionais com suporte a técnicas de analíticas de aprendizagem - STUDX. In: WORKSHOP DE PÓS-GRADUAÇÃO: GRADUATE STUDENTS EXPERIENCE (STUDX) - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 12. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 241-246. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2023.234816.