Contribuições para Identificação e Recuperação de Recursos Educacionais Abertos de Programação Introdutória
Resumo
Recursos Educacionais Abertos (REA) podem ser um importante aliado no ensino e no aprendizado de programação introdutória. Por serem gratuitos, livres e abertos, tais recursos podem ser encontrados em plataformas digitais e incluem textos, imagens, vídeos, entre outros. No entanto, ainda é muito difícil identificar e recuperar tais materiais devido à ambiguidade e heterogeneidade do conteúdo sobre programação. Com esse cenário em vista, essa pesquisa buscou responder a seguinte Questão de Pesquisa (QP): Como é possível auxiliar a identificação e a recuperação de REA para o ensino e aprendizado de programação introdutória? A Design Science Research [Dresch et al. 2015], [Pimentel et al. 2020] foi adotada como percurso metodológico utilizando diferentes métodos e técnicas empíricas de pesquisa, como estudos exploratórios, grupos focais e estudo de caso. Com base nos resultados obtidos, foi possível evidenciar que os desafios referentes à identificação e à recuperação ocorrem antes, durante e depois de um usuário usar um REA. Para mitigá-los, é necessário estabelecer uma conexão entre três atores fundamentais: plataformas que armazenam os REA, os responsáveis pela infraestrutura dessas plataformas e os usuários que buscam os REA.
Palavras-chave:
recursos educacionais abertos, REA, programação introdutória, metadados
Referências
Dresch, A., Lacerda, D. P., and Antunes, J. A. V. (2015). Design Science Research, pages 67–102. Springer International Publishing, Cham.
Pimentel, M., Filippo, D., e dos Santoro, F. M. (2020). Design science research: fazendo pesquisas científicas rigorosas atreladas ao desenvolvimento de artefatos computacionais projetados para a educação. In Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Concepção de Pesquisa, páginas 1–29, 2020, Porto Alegre, RS, Brasil. Série Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação, v.1 [...]. Porto Alegre. SBC.
Pimentel, M., Filippo, D., e dos Santoro, F. M. (2020). Design science research: fazendo pesquisas científicas rigorosas atreladas ao desenvolvimento de artefatos computacionais projetados para a educação. In Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Concepção de Pesquisa, páginas 1–29, 2020, Porto Alegre, RS, Brasil. Série Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação, v.1 [...]. Porto Alegre. SBC.
Publicado
04/11/2024
Como Citar
DEUS, William Simão de; BARBOSA, Ellen Francine.
Contribuições para Identificação e Recuperação de Recursos Educacionais Abertos de Programação Introdutória. In: CONCURSO ALEXANDRE DIRENE (CTD-IE) - TESES DE DOUTORADO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 13. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 1-2.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2024.243416.