Modelo Socioafetivo baseado em Learning Analytics
Resumo
A pesquisa tem como objetivo construir um Modelo Socioafetivo baseado em Learning Analytics (MOSALA) para auxiliar professores no acompanhamento de estudantes em um Ambiente Virtual de Aprendizagem. A metodologia possui abordagem qualitativa e quantitativa. O público-alvo foram 311 estudantes; dois professores; 13 tutores e quatro monitores. Os instrumentos de coleta foram Mapa Social, Mapa Afetivo, observação participante e questionários. Os dados proporcionaram a apresentação do MOSALA que possui os 59 Cenários Socioafetivos, Learning Analytics, as 354 Estratégias Pedagógicas (EP), Mapa Social, Mapa Afetivo, Sistema de Recomendação, Recomendação de EP e o protótipo do Mapa Socioafetivo.
Palavras-chave:
Educação a Distância, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Learning Analytics, Aspectos Sociais e Afetivos, Estratégias Pedagógicas
Referências
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Publicado
04/11/2024
Como Citar
AKAZAKI, Jacqueline Mayumi; MACHADO, Letícia Sophia Rocha; BEHAR, Patricia Alejandra.
Modelo Socioafetivo baseado em Learning Analytics. In: CONCURSO ALEXANDRE DIRENE (CTD-IE) - TESES DE DOUTORADO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 13. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 17-28.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2024.243562.