Abordagem para apoio ao Design de Recursos de Ajuda para Linguagens de Programação Visual baseadas em Bloco

Resumo


No contexto de uso de linguagens de programação visual baseadas em blocos (LPB), para apoio ao desenvolvimento de habilidades de programação e do pensamento computacional, é essencial oferecer recursos para apoiar seu ensino e aprendizagem, principalmente considerando a diversidade de propostas e as dificuldades enfrentadas por alunos e professores nos conceitos a elas relacionados. Neste cenário, o objetivo desse trabalho é apresentar uma abordagem para apoio ao design de recursos de ajuda para LPB e uma análise de suas possibilidades de uso. A concepção dessa abordagem foi baseada em diversos estudos, incluindo mapeamentos sistemáticos da literatura, análises de ferramentas e pesquisas com usuários. Os resultados indicam que a abordagem pode contribuir para a criação de recursos que apoiem os usuários de LPB na compreensão e utilização das ferramentas a elas associadas.
Palavras-chave: Recursos de ajuda, Ensino de Programação, Pensamento Computacional, Programação em blocos

Referências

Brezolin, C. V. S. and Silveira, M. S. (2023). Abordagem para apoio ao Design de Recursos de Ajuda para Linguagens de Programação Visual Baseadas em Bloco. PhD thesis, Programa de Pós-Graduacão em Ciência da Computação, PUCRS.

Brezolin, C. V. S., Correa, C., and Silveira, M. S. (2023). Apoio ao desenvolvimento de recursos de ajuda - voltados para usuários professores - para linguagens de programação visual baseadas em blocos. In Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1850–1861, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Publicado
04/11/2024
BREZOLIN, Carmem Vera Scorsatto; SILVEIRA, Milene Selbach. Abordagem para apoio ao Design de Recursos de Ajuda para Linguagens de Programação Visual baseadas em Bloco. In: CONCURSO ALEXANDRE DIRENE (CTD-IE) - TESES DE DOUTORADO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 13. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 31-32. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2024.243623.