EMPADARIA - framework para o desenvolvimento de ficções interativas por meio da Pedagogia de Projetos

Resumo


Este artigo visa apresentar o projeto e avaliação de um framework para o desenvolvimento de ficções interativas, por alunos com e sem deficiência visual, por meio da Pedagogia de Projetos. Também foram criados: um repositório com código-fonte para acessibilidade, um manual para facilitar o uso por educadores, e um diagrama de processos, para exemplificar e possibilitar reúso do framework e seus artefatos. O framework foi aplicado em duas salas de aulas do ensino regular com a presença de estudantes com e sem deficiência visual e auxílio dos professores. Os resultados indicaram seu potencial de inclusão, engajamento e apropriação de conhecimentos diversos (da disciplina, computacionais, sociais e científicos) pelos estudantes.
Palavras-chave: Jogos na Educação, Ficção Interativa, Aprendizagem Baseada em Projetos, Tecnologias Assistivas

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Publicado
04/11/2024
CARVALHO, Walter R. B.; RODRIGUEZ, Carla L.; ROCHA, Rafaela V.. EMPADARIA - framework para o desenvolvimento de ficções interativas por meio da Pedagogia de Projetos. In: CONCURSO ALEXANDRE DIRENE (CTD-IE) - DISSERTAÇÕES DE MESTRADO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 13. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 83-93. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2024.243568.