Inovaula: Ambiente Colaborativo de Aprendizagem para o Desenvolvimento Profissional de Professores
Resumo
O Inovaula é uma plataforma colaborativa inovadora desenvolvida para apoiar o planejamento de aulas por professores, atendendo às necessidades específicas do contexto educacional con-temporâneo. A plataforma facilita a elaboração de planos de aula baseados na BNCC, promoven-do a interdisciplinaridade e a integração de diversos conteúdos. Destinada a professores do En-sino Básico, a plataforma adota uma abordagem dinâmica e não-linear, incentivando a troca de experiências e práticas pedagógicas colaborativas. Os principais objetivos do Inovaula incluem simplificar e otimizar o processo de planejamento de aulas, centralizar informações e recursos didáticos, e fomentar a colaboração entre os professores. Entre seus diferenciais estão a promo-ção da co-criação de materiais didáticos, o desenvolvimento profissional contínuo, o comparti-lhamento de recursos, e a formação de comunidades de prática. A plataforma utiliza uma arquite-tura de microsserviços para garantir escalabilidade e flexibilidade, empregando tecnologias como Node.js, React.js e AWS. A abordagem pedagógica do Inovaula combina técnicas de Design Situ-ado e Etnografia Digital, visando identificar padrões e significados nas práticas de planejamento dos professores. O impacto da plataforma inclui melhorias no planejamento de aulas, promoção da colaboração, e redução da carga de trabalho dos professores, com perspectivas de expansão e integração contínuas.
Palavras-chave:
Colaboração docente, Planejamento de aulas, Desenvolvimento profissional, Recursos Educacionais Abertos (REA), Comunidades de prática
Referências
C. J. P. da SILVA, “Design de um sistema de informação para apoiar a atividade de planeja-mento de aulas : uma abordagem situada,” Dec. 2020, Accessed: May 09, 2023. [Online]. Available: [link]
L. M. Queiros, C. J. P. Silva, A. S. Gomes, and F. Moreira, “Context Analysis of Teachers’ Learning Design Practice Through Activity Theory, Distributed Cognition, and Situated Cogni-tion,” in Communications in Computer and Information Science, Springer Verlag, 2019, pp. 247–259. DOI: 10.1007/978-3-030-20798-4_22.
C. J. Pereira da Silva, A. S. Gomes, R. M. Alencar da Silva, and A. J. Pereira, “Prática docente de planejamento didático: implicações no design de ambiente virtual para mediar à atividade,” RENOTE, vol. 20, no. 2, pp. 228–237, Jan. 2023, DOI: 10.22456/1679-1916.129174.
C. J. P. Da Silva, L. M. Queiroz, A. S. Gomes, and F. Moreira, “The meaning of artifacts from the lesson planning practice: A situated approach to the specification of an information system,” in Iberian Conference on Information Systems and Technologies, CISTI, IEEE Computer Socie-ty, Jun. 2020. DOI: 10.23919/CISTI49556.2020.9140824.
L. M. Queiros, “Designing groupware for collaborative lesson planning for basic education teachers,” 2022.
R. L. S. M. Albuquerque, A. S. Gomes, L. M. Queiros, C. J. P. da Silva, and F. Moreira, “Build-ing and Analyzing an Open Educational Resource Repository on the Inovaula Platform,” in Lecture Notes in Networks and Systems, Springer Science and Business Media Deutschland GmbH, 2024, pp. 43–52. DOI: 10.1007/978-3-031-60224-5_5.
B. A. Nardi, “Action Models , and Distributed Cognition,” Proceedings East-West Conference on Human-Computer Interaction., pp. 352–359, 1993.
S. Pink et al., Digital Ethnography: Principles and Practice, First edit., vol. 4, no. 1 NS. SAGE Publications Ltd, 2016.
L. M. Queiros, C. J. P. Silva, A. S. Gomes, and F. Moreira, “Context Analysis of Teachers’ Learning Design Practice Through Activity Theory, Distributed Cognition, and Situated Cogni-tion,” in Communications in Computer and Information Science, Springer Verlag, 2019, pp. 247–259. DOI: 10.1007/978-3-030-20798-4_22.
C. J. Pereira da Silva, A. S. Gomes, R. M. Alencar da Silva, and A. J. Pereira, “Prática docente de planejamento didático: implicações no design de ambiente virtual para mediar à atividade,” RENOTE, vol. 20, no. 2, pp. 228–237, Jan. 2023, DOI: 10.22456/1679-1916.129174.
C. J. P. Da Silva, L. M. Queiroz, A. S. Gomes, and F. Moreira, “The meaning of artifacts from the lesson planning practice: A situated approach to the specification of an information system,” in Iberian Conference on Information Systems and Technologies, CISTI, IEEE Computer Socie-ty, Jun. 2020. DOI: 10.23919/CISTI49556.2020.9140824.
L. M. Queiros, “Designing groupware for collaborative lesson planning for basic education teachers,” 2022.
R. L. S. M. Albuquerque, A. S. Gomes, L. M. Queiros, C. J. P. da Silva, and F. Moreira, “Build-ing and Analyzing an Open Educational Resource Repository on the Inovaula Platform,” in Lecture Notes in Networks and Systems, Springer Science and Business Media Deutschland GmbH, 2024, pp. 43–52. DOI: 10.1007/978-3-031-60224-5_5.
B. A. Nardi, “Action Models , and Distributed Cognition,” Proceedings East-West Conference on Human-Computer Interaction., pp. 352–359, 1993.
S. Pink et al., Digital Ethnography: Principles and Practice, First edit., vol. 4, no. 1 NS. SAGE Publications Ltd, 2016.
Publicado
04/11/2024
Como Citar
SILVA, Carlos José Pereira da; GOMES, Alex Sandro; QUEIROS, Leandro Marques.
Inovaula: Ambiente Colaborativo de Aprendizagem para o Desenvolvimento Profissional de Professores. In: CONCURSO APPS.EDU - CATEGORIA PRODUTO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 13. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 111-114.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2024.244322.