Journey of Learner Application (JoLApp) - O Poder da IA Generativa no Planejamento de Aulas com Storytelling
Resumo
Apesar dos benefícios da storytelling digital no contexto educacional, planejar aulas que consigam alinhar o conteúdo pedagógico a uma boa história e ao ato de contar é um desafio para muitos professores. Neste contexto, uso de ferramentas como IA Generativa podem contribuir com este processo de planejar aulas que envolvam storytelling digital, alinhando elementos narrativos da história com o os elementos do conteúdo pedagógico. Este é o propósito do JoLApp (Journey of Learner Application), prover uma interface simples e intuitiva na qual professores possam usar o poder da IA Generativa para auxiliar o planejamento de aulas que envolvam storytelling digital. O JoLApp permite o preenchimento rápido de informações sobre o conteúdo de aprendizado de uma ou mais aulas, objetivos e elementos narrativos (personagens, emoções, etc.) e, se encarrega, em seguida, de requisitar a IA a storytelling digital e exibi-la. Portanto, o JoLApp é um sistema que permite ao professor planejar suas aulas de forma imersiva, engajante, lúdica e ao mesmo tempo, fazer com que os seus alunos ouvintes aprendam, tal como um contação de história possibilita.
Palavras-chave:
framework, professores, aulas, engajamento, motivação
Referências
Belda-Medina, J., & Goddard, M. B. (2024). AI-Driven Digital Storytelling: A Strategy for Creating English as a Foreign Language (EFL) Materials. International Journal of Linguistics Studies, 4(1), 40-49.
Campbell, J. (2008). The hero with a thousand faces (Vol. 17). New World Library.
Çetin, E. (2021). Digital storytelling in teacher education and its effect on the digital literacy of pre-service teachers. Thinking Skills and Creativity, 39, 100760.
Ferraz, A. P. D. C. M., & Belhot, R. V. (2010). Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gestão & produção, 17, 421-431.
Oliveira, E. G., & Classe, T. M. (2024). Proposta de um Framework de Storytelling para Apoiar o Ensino e Aprendizado em Sistemas de Informação. In Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI) (pp. 281-284). SBC.
Shahid, M., & Khan, M. R. (2022). Use of digital storytelling in classrooms and beyond. Journal of Educational Technology Systems, 51(1), 63-77.
Tarigan, F. N., & Hasibuan, S. A. (2024). Application and Challenges of Digital Storytelling Based Artificial Intelligence for Language Skills: A Narrative Review. SALTeL Journal (Southeast Asia Language Teaching and Learning), 7(1), 1-8.
Campbell, J. (2008). The hero with a thousand faces (Vol. 17). New World Library.
Çetin, E. (2021). Digital storytelling in teacher education and its effect on the digital literacy of pre-service teachers. Thinking Skills and Creativity, 39, 100760.
Ferraz, A. P. D. C. M., & Belhot, R. V. (2010). Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gestão & produção, 17, 421-431.
Oliveira, E. G., & Classe, T. M. (2024). Proposta de um Framework de Storytelling para Apoiar o Ensino e Aprendizado em Sistemas de Informação. In Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI) (pp. 281-284). SBC.
Shahid, M., & Khan, M. R. (2022). Use of digital storytelling in classrooms and beyond. Journal of Educational Technology Systems, 51(1), 63-77.
Tarigan, F. N., & Hasibuan, S. A. (2024). Application and Challenges of Digital Storytelling Based Artificial Intelligence for Language Skills: A Narrative Review. SALTeL Journal (Southeast Asia Language Teaching and Learning), 7(1), 1-8.
Publicado
04/11/2024
Como Citar
OLIVEIRA, André Silva de; MANSO, Bruno Bastos; OLIVEIRA, Eduardo Gomes de; CLASSE, Tadeu Moreira de.
Journey of Learner Application (JoLApp) - O Poder da IA Generativa no Planejamento de Aulas com Storytelling. In: CONCURSO APPS.EDU - CATEGORIA PROTÓTIPO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 13. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 123-126.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2024.243345.