Fábulas Computacionais: Um Jogo Digital para Avaliar Habilidades de Pensamento Computacional

Resumo


O Pensamento Computacional (PC) é um conjunto de habilidades, baseadas na Ciência da Computação, que nos ajudam a solucionar problemas complexos. Essas habilidades podem ser desenvolvidas através de diversas abordagens, dentre elas destacamos os jogos conforme preconiza a Aprendizagem Baseada em Jogos, recursos capazes de promover a aprendizagem através do lúdico. Diante disso, apresentamos o projeto Fábulas Computacionais, um jogo digital desenvolvido como parte de uma pesquisa de mestrado como instrumento avaliativo de PC. Ao aplicar o jogo com estudantes do ensino fundamental, identificamos que jogos representam um recurso eficiente para avaliar habilidades de PC.

Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Jogos, Pensamento Computacional, Game Learning Analytics, Ensino Fundamental
Publicado
04/11/2024
NIPO, Daniel T.; LIMA, Raphael A.; RODRIGUES, Rodrigo L.; FRANÇA, Rozelma S.. Fábulas Computacionais: Um Jogo Digital para Avaliar Habilidades de Pensamento Computacional. In: CONCURSO APPS.EDU - CATEGORIA PROTÓTIPO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 13. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 127-130. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2024.243393.