Bora de viagem!: Um jogo digital para conhecer nossos estados

Resumo


O presente trabalho apresenta o protótipo do jogo "Bora de Viagem!", para aprimorar o aprendizado geográfico de crianças e pré-adolescentes. O jogo utiliza gamificação e behaviorismo, com ferramentas personalizáveis para auxiliar professores e alunos. Classificado como Puzzle e Quiz, o jogo envolve a representação gráfica dos estados brasileiros e perguntas sobre suas localidades, permitindo que os alunos ampliem seus conhecimentos de forma lúdica e interativa. Com um sistema de personalização que adapta o conteúdo ao nível de cada aluno, "Bora de Viagem!" visa despertar o interesse pela geografia e contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes e engajados com seu país.
Palavras-chave: jogo educacional, quiz, gamificação, behaviorismo, estados brasileiros, ferramentas de aprendizado

Referências

SILVA, Marcos Jonatas Damasceno Da et al.. O desinteresse dos alunos nas aulas de geografia. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: [link]. Acesso em: 07/07/2024 15:07

SILVA, Maroni Maria da Conceição; SILVA, Crislândia Ribeiro da; SILVA, Rosilda Pereira da; PAZ E SILVA, Lineu Aparecido. Dificuldades de aprendizagem no ensino de Geografia no 7º ano da U.E. Florisa Silva em Canto do Buriti-PI. Pesquisar - Revista de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia, Florianópolis, 2014. Disponível em: [link]

MACEDO, Eduardo Sebastião de. A gamificação como recurso didático no ensino de geografia: Gamification as a didactic resource for teaching geography. Brazilian Journal of Development, set. 2022. Disponível em: [link]

MOREIRA, Maria Efigênia Alves; SILVA, José Ronaldo Ribeiro da; BARROS, Ileane Oliveira; LIMA, Luiza Maria Vieira de. O behaviorismo e o socioconstrutivismo nas práticas de ensino e suas consequências – um estudo de caso. CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, Editora Realize 2015. Disponível em: [link]

Scrum Guide. Disponível em: [link].
Publicado
04/11/2024
COSTA, Luan Vitor Pereira da; GOMES, Karen da Silva; ANTOLIN, Gisele Duarte Caboclo; ANTOLIN, Mauricio Quelhas. Bora de viagem!: Um jogo digital para conhecer nossos estados. In: CONCURSO APPS.EDU - CATEGORIA PROTÓTIPO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 13. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 131-134. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2024.243484.