Boolace: Jogo Educacional para Auxiliar o Ensino e a Aprendizagem de Lógica Proposicional
Resumo
Este white paper apresenta o jogo educacional “Boolace - a Lógica do Reino de Lovelace”, do Programa Corte de Lovelace do CEFOR – IFES, como um meio de facilitar e potencializar o ensino e a aprendizagem de lógica proposicional, das estruturas proposicionais usualmente discutidas em disciplinas de lógica e aplicáveis à programação, com desafios e recompensas em um jogo 3D de mundo aberto, multiplayer e com recurso multidisciplinar, aliando o entretenimento à educação e promovendo o engajamento dos alunos. São relatados os métodos e ferramentas utilizados na sua concepção e desenvolvimento.
Palavras-chave:
Proposição, Programação, Jogo Educacional, Aprendizagem Baseada em Jogos, Entretenimento,
Referências
BATTISTELLA, P. E.; VON WANGENHEIM, C. G. ENgAGED: Um processo de desenvolvimento de jogos para ensinar computação. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), 2016. p. 380.
COSTA, L. D. O que os jogos de entretenimento têm que os jogos educativos não têm. In: VIII Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment. 2009. p. 8-10.
DE OLIVEIRA, M. G.; DA SILVA, M. F.; RODRIGUES, C. B. Curso híbrido baseado em moocs de lovelace e oficinas presenciais para aprendizagem ativa e nobre de pensamento computacional e programação. In: Anais do XXVIII Workshop de Informática na Escola. SBC, 2022. p. 179-188.
KOLB, D. A. Experiential learning: experience as the source of learning and development. Upper Saddle River, New Jersey: Pearson Education, 2015.
COSTA, L. D. O que os jogos de entretenimento têm que os jogos educativos não têm. In: VIII Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment. 2009. p. 8-10.
DE OLIVEIRA, M. G.; DA SILVA, M. F.; RODRIGUES, C. B. Curso híbrido baseado em moocs de lovelace e oficinas presenciais para aprendizagem ativa e nobre de pensamento computacional e programação. In: Anais do XXVIII Workshop de Informática na Escola. SBC, 2022. p. 179-188.
KOLB, D. A. Experiential learning: experience as the source of learning and development. Upper Saddle River, New Jersey: Pearson Education, 2015.
Publicado
04/11/2024
Como Citar
SOUZA, Márcio Flávio Barbosa de; OLIVEIRA, Márcia Gonçalves de; SOUZA, Maria Alice Veiga Ferreira de.
Boolace: Jogo Educacional para Auxiliar o Ensino e a Aprendizagem de Lógica Proposicional. In: CONCURSO APPS.EDU - CATEGORIA PROTÓTIPO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 13. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 135-138.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2024.243563.