SIGN KIDS - Uma aplicação gamificada para auxiliar alfabetização de crianças deficientes auditivas em ASL

  • Isabelly L. da Mota Fundação Matias Machline
  • Maria Eduarda P. da Silva Fundação Matias Machline
  • Alan L. Freitas Fundação Matias Machline
  • Gabriel Araújo Fundação Matias Machline https://orcid.org/0000-0003-3092-2957
  • Sérgio R. C. Vieira Fundação Matias Machline

Resumo


Quando a falta de inclusão persiste na educação, especialmente quando voltada para um público específico,como as crianças com deficiência auditiva, surge a necessidade de abordar questões cruciais como inclusão social,educação infantil e alfabetização em um novo idioma. Enfrentar o desafio de introduzir a Língua de Sinais Americana (ASL) nesse contexto não é apenas uma tarefa necessária, mas também uma oportunidade para proporcionar uma experiência enriquecedora. É com esse entendimento que o projeto Sign Kids voltado para auxiliar na alfabetização crianças com deficiência auditiva nesse novo idioma que seria o inglês,visando proporcionar uma experiência mais completa e dinâmica por meio da tecnologia.
Palavras-chave: ASL, Libras, Linguagem de Sinais, Deficientes Auditivos, Inclusão social

Referências

Amorim, L. M. N. D. (2021). Acessibilidade e ensino de inglês para surdos

Ausubel, D. P. (1982). A aprendizagem significativa. São Paulo.

do Nascimento, I. V., de Oliveira, A. F., Joao, P. G., Lima, A., Bezerra, L. A., & Cysneiros Filho, G. A. D. A. (2021, October). Um Jogo para Dispositivos Móveis com o Objetivo de Auxiliar o Ensino de Libras e Português. In Anais Estendidos do XX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (pp. 628 637). SBC.

Kurz, K. B., & Taylor, M. M. (2008). Learning outcomes for American Sign Language skills levels 1-4. [National Technical Institute for the Deaf, Rochester Institute of Technology].

Moreira, M. A. (1999). Teorias de aprendizagem (Vol. 2). São Paulo: Editora pedagógica e universitária.

Pressman, R. S., & Maxim, B. R. (2021). Engenharia de software 9. McGraw Hill Brasil.
Publicado
04/11/2024
MOTA, Isabelly L. da; SILVA, Maria Eduarda P. da; FREITAS, Alan L.; ARAÚJO, Gabriel; VIEIRA, Sérgio R. C.. SIGN KIDS - Uma aplicação gamificada para auxiliar alfabetização de crianças deficientes auditivas em ASL. In: CONCURSO APPS.EDU - CATEGORIA PROTÓTIPO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 13. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 147-150. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2024.244126.