SIGN KIDS - Uma aplicação gamificada para auxiliar alfabetização de crianças deficientes auditivas em ASL
Resumo
Quando a falta de inclusão persiste na educação, especialmente quando voltada para um público específico,como as crianças com deficiência auditiva, surge a necessidade de abordar questões cruciais como inclusão social,educação infantil e alfabetização em um novo idioma. Enfrentar o desafio de introduzir a Língua de Sinais Americana (ASL) nesse contexto não é apenas uma tarefa necessária, mas também uma oportunidade para proporcionar uma experiência enriquecedora. É com esse entendimento que o projeto Sign Kids voltado para auxiliar na alfabetização crianças com deficiência auditiva nesse novo idioma que seria o inglês,visando proporcionar uma experiência mais completa e dinâmica por meio da tecnologia.
Palavras-chave:
ASL, Libras, Linguagem de Sinais, Deficientes Auditivos, Inclusão social
Referências
Amorim, L. M. N. D. (2021). Acessibilidade e ensino de inglês para surdos
Ausubel, D. P. (1982). A aprendizagem significativa. São Paulo.
do Nascimento, I. V., de Oliveira, A. F., Joao, P. G., Lima, A., Bezerra, L. A., & Cysneiros Filho, G. A. D. A. (2021, October). Um Jogo para Dispositivos Móveis com o Objetivo de Auxiliar o Ensino de Libras e Português. In Anais Estendidos do XX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (pp. 628 637). SBC.
Kurz, K. B., & Taylor, M. M. (2008). Learning outcomes for American Sign Language skills levels 1-4. [National Technical Institute for the Deaf, Rochester Institute of Technology].
Moreira, M. A. (1999). Teorias de aprendizagem (Vol. 2). São Paulo: Editora pedagógica e universitária.
Pressman, R. S., & Maxim, B. R. (2021). Engenharia de software 9. McGraw Hill Brasil.
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Kurz, K. B., & Taylor, M. M. (2008). Learning outcomes for American Sign Language skills levels 1-4. [National Technical Institute for the Deaf, Rochester Institute of Technology].
Moreira, M. A. (1999). Teorias de aprendizagem (Vol. 2). São Paulo: Editora pedagógica e universitária.
Pressman, R. S., & Maxim, B. R. (2021). Engenharia de software 9. McGraw Hill Brasil.
Publicado
04/11/2024
Como Citar
MOTA, Isabelly L. da; SILVA, Maria Eduarda P. da; FREITAS, Alan L.; ARAÚJO, Gabriel; VIEIRA, Sérgio R. C..
SIGN KIDS - Uma aplicação gamificada para auxiliar alfabetização de crianças deficientes auditivas em ASL. In: CONCURSO APPS.EDU - CATEGORIA PROTÓTIPO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 13. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 147-150.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2024.244126.