CodeX: auxiliando estudantes com TEA em programação por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) integrado à um LLM

Resumo


Estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) deparam-se com inúmeros desafios durante suas trajetórias acadêmicas. Particularmente, em cursos de computação, enfrentam também as dificuldades características de disciplinas de programação: complexidade dos conteúdos, identificação de erros, raciocínio lógico, etc. Visando contornar esse cenário, este trabalho apresenta ``CodeX'', um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para auxiliar estudantes com TEA na aprendizagem de conteúdos de programação. O ambiente possui integração com um Large Language Model (LLM), dispondo de um tutor especialista em programação para gerar feedback personalizado e inclui diversos outros recursos para auxiliar os estudantes com TEA. A versão de teste do ambiente foi aplicada com o público-alvo, cujos resultados foram positivos, principalmente quanto ao tutor, e possibilitaram identificar pontos de melhoria que serão incorporados na versão posterior.
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista, desafios, programação, ambiente virtual de aprendizagem, large language model, tutor especialista

Referências

Bosse, Y. (2020). Padrões de dificuldades relacionadas com o aprendizado de programação. PhD thesis, Universidade de São Paulo.

Brown, S. (2013). Software architecture for developers. Coding the Architecture.

Klin, A. (2006). Autismo e síndrome de Asperger: uma visão geral. Brazilian Journal of Psychiatry, 28:s3–s11.

Pires, F. G. d. S. et al. (2021). ThinkTEd Lab, um caso de aprendizagem criativa em computação no nível superior.

World Health Organization. (2023, November 15). Autism spectrum disorders. Retrieved from [link].
Publicado
04/11/2024
NORTON, Vitor; HONDA, Fabrizio; PESSOA, Marcela; PIRES, Fernanda. CodeX: auxiliando estudantes com TEA em programação por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) integrado à um LLM. In: CONCURSO APPS.EDU - CATEGORIA PROTÓTIPO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 13. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 155-158. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2024.244218.