Superjoy: Game Educativo para Reforço Escolar de Alfabetização Produzido com Crianças na Pós-Pandemia

Resumo


Este trabalho apresenta o Game Superjoy, destinado a ajudar alunos do ensino público com dificuldades no processo de alfabetização na pós-pandemia. Ele é parte integrante da Pesquisa Alfabeclicando: Reforço Escolar de Alfabetização com Uso de Games Educativos, desenvolvida pelo, do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro/ FORPROTEC/CNPq/ FAETEC, em parceria com a SME/RJ, representada pelo GET Elza Soares, com apoio da FAPERJ. O Game foi desenvolvido por alunos do Curso Técnico de Informática do ISERJ, com apoio pedagógico da equipe, a partir de uma história em quadrinhos criada com as crianças participantes. Foi escolhido o estilo arcade e em cada fase os alunos são levados a formar palavras, ajudando o personagem principal a vencer os vilões que não deixam as crianças aprenderem a ler e a escrever. O Game foi testado e validado em seus aspectos técnicos e pedagógicos e já está disponível, gratuitamente, no site da Pesquisa. O Game Superjoy foi premiado na XVI Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro, na categoria Multidisciplinar.
Palavras-chave: Game Educativo, Alfabetização, Ensino Público, Pós-pandemia, Metodologias Ativas

Referências

ALVES, A. G. Eu fiz meu game: um framework para criação de jogos digitais por crianças. 2017. 287 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2017.

ALVES, T, R., SCHARDOSIM, C. R., MASCARELLO, L. J. Processos Educativos de Alfabetização em Jogos Digitais: análise de um aplicativo para dispositivos móveis na perspectiva da alfabetização integral.Anais In: V CONBALF-Políticas, Práticas e Resistências. 18, 19, 20. Disponível em: [link]. Acesso em: 10/09/24.

BOLLER, S. KAPP, K. Jogar para Aprender: Tudo o que você precisa saber sobre o design de jogos de aprendizagem eficazes. São Paulo, DVS Editora, 2018.

COUTINHO, I.J; ALVES, L.R.G. Avaliação de Jogos Digitais com Finalidade Educativa: contribuição aos professores. Revista Hipertextus. v. 15. p. 7-28. out. 2016. Disponível em: [link]. Acesso em: 01 set. 2022.

FARIA, M. J. de; COLPANI, R. Avaliação Técnica e Pedagógica do Jogo sério Joy e as Letrinhas. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 1, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.85877. Disponível em: [link]. Acesso em: 15 set. 2024.

KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2005.

KUHLMANN JUNIOR, M. Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. 3. Ed. Porto Alegre: Mediação, 2004.

MORAN, J. M. Metodologias Ativas para uma Aprendizagem mais Profunda. In: BACICH, L.; MORAN, J. (orgs.). Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: uma abordagem teórico-prática. – Porto Alegre: Penso, 2018.

PIAGET, J. Epistemologia Genética. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2007.

SCHUYTEMA, P. Design de Games: uma abordagem prática. – São Paulo: Cengage Learning, 2011.

SMOLKA, A. L. B. A Criança na Fase Inicial da Escrita: a alfabetização como processo discursivo. 13ª ed. São Paulo, Cortez e Editora, 2012.

SOARES, M. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020.

VILARINHO, L.R.G; LEITE, M.P. Avaliação de jogos eletrônicos para uso na prática pedagógica: ultrapassando a escolha baseada no bom senso. RENOTE. Revistas Novas Tecnologias na Educação. Porto Alegre. v. 1. n. 13. p. 1-11. jul. 2015.
Publicado
04/11/2024
VALES, Luciene de Sousa Teixeira; SANATANA, André Luiz Ferreira de Castro; MEDEIROS, Felipe Martins de; ROCHEDO, Renato de Freitas; SANTOS, Lorrayne Dos; LACERDA, Maisa Caroline Carvalho dos Anjos; COSTA, Kamila Melo de Oliveira; MARTINS, Thais da Cruz. Superjoy: Game Educativo para Reforço Escolar de Alfabetização Produzido com Crianças na Pós-Pandemia. In: CONCURSO APPS.EDU - CATEGORIA PROTÓTIPO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 13. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 163-166. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2024.244279.