Alfaba: Uma ferramenta multissensorial com interface tangível para suporte à alfabetização

Resumo


Este trabalho apresenta o Alfaba, um dispositivo educacional multissensorial destinado a apoiar a alfabetização de crianças, especialmente aquelas com dificuldades de aprendizado e de ambientes socioeconômicos desfavorecidos. Utilizando uma interface que combina estímulos táteis, visuais e auditivos, o Alfaba facilita a formação de conexões neurais necessárias para a leitura e escrita, baseado nos princípios da neuroplasticidade. Testes realizados demonstram sua eficácia em melhorar o engajamento e o desempenho das crianças no processo de alfabetização. A abordagem pedagógica estruturada multissensorial do Alfaba promove um ambiente de aprendizado inclusivo e adaptativo, respeitando o ritmo individual de cada aluno. Além disso, o artigo detalha a arquitetura tecnológica do dispositivo e discute seu impacto potencial na educação inclusiva.

Palavras-chave: Alfabetização, Interface Tangível, Multissensorialidade, Neuroplasticidade, Educação Inclusiva, Engajamento Infantil
Publicado
04/11/2024
JURGINA, Laura Quevedo; ROSA JÚNIOR, Leomar Soares da; PRIMO, Tiago Thompsen. Alfaba: Uma ferramenta multissensorial com interface tangível para suporte à alfabetização. In: CONCURSO APPS.EDU - CATEGORIA PROTÓTIPO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 13. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 167-170. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2024.244313.