PENSE MAIS: Jogo baseado em Pensamento Computacional para o desenvolvimento Cognitivo da pessoa idosa

  • Marcos Vinicius de Lima Miranda Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Renan Alves de Morais Rocha Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Anderson Luis Kroef Pires Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Paulo Sérgio Silva de Mendonça Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Andressa Kroeff Pires Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Apuena Vieira Gomes Universidade Federal do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0002-3497-655X
  • Isabel Dillmann Nunes Universidade Federal do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0002-0820-4070

Resumo


A população está envelhecendo e precisa de recursos para que esse processo seja feito de forma saudável, permitindo sua permanência ou inserção no mundo atual. Assim, o PENSE MAIS é um jogo para desenvolver as habilidades cognitivas das pessoas idosas por meio de desafios baseados em Pensamento Computacional. O jogo tem como objetivo desenvolver habilidades cognitivas como memória, atenção e resolução de problemas, por meio de desafios baseados em atividades criadas para o aprendizado de Pensamento Computacional, tal como o Desafio Bebras. Disponível para smartphones, a proposta é possibilitar que pessoas idosas já incluídas digitalmente possam exercitar a mente de forma divertida.
Palavras-chave: pessoa idosa, Pensamento Computacional, desenvolvimento cognitivo, jogos educativos

Referências

LUCENA, D. A. de. et al. Pensamento Computacional e enriquecimento cognitivo em idosos. Anais do Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação, v. 8, n. 1, p. 34–36, 11 nov. 2019.

PIRES, A. K.; FERREIRA, D. M. de L.; MIRANDA, M. V. de Lima; NUNES, I. D. PENSE MAIS - Um jogo para o treinamento cognitivo e letramento digital baseado em Pensamento Computacional. CIEH - IX Congresso Internacional de Envelhecimento Humano. Campina Grande/PB. 2023.

PIRES, A. K.; NUNES, C. B. de M. P.; Miranda, M. V. de L.; Nunes, I. D. Pensamento Computacional como base para o Letramento Digital e Desenvolvimento Cognitivo da Pessoa Idosa. In: Envelhecer com Futuro. Org.: Anna Fontes e Beltrina Côrte. 1. ed-São Paulo: Portal do Envelhecimento Comunicação, 2023.
Publicado
04/11/2024
MIRANDA, Marcos Vinicius de Lima; ROCHA, Renan Alves de Morais; PIRES, Anderson Luis Kroef; MENDONÇA, Paulo Sérgio Silva de; PIRES, Andressa Kroeff; GOMES, Apuena Vieira; NUNES, Isabel Dillmann. PENSE MAIS: Jogo baseado em Pensamento Computacional para o desenvolvimento Cognitivo da pessoa idosa. In: CONCURSO APPS.EDU - CATEGORIA PROTÓTIPO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 13. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 171-174. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2024.244314.