GameTEd: Um repositório de jogos educacionais para integrar desenvolvedores, professores e estudantes
Resumo
Buscando facilitar o acesso a jogos educacionais para uso no ambiente escolar, este artigo apresenta o protótipo da aplicação GameTEd. Nessa plataforma, os usuários terão acesso a um repositório que reúne jogos educacionais, atualizados por produtores de jogos, com o objetivo de auxiliar no compartilhamento desses recursos com a comunidade escolar. Percebendo a relevância dos jogos como ferramentas educacionais capazes de engajar e melhorar a aprendizagem dos estudantes, nota-se que essas tecnologias frequentemente se encontram distantes da sala de aula. Para incentivar a Aprendizagem Baseada em Jogos, produtores poderão publicar jogos e observar o feedback dos usuários, que compartilharão suas experiências para aprimorar a eficácia do aprendizado. Além disso, o público terá acesso a uma diversidade de jogos por disciplinas e habilidades, com detalhes sobre competências conforme a BNCC, público-alvo e plataformas disponíveis antes do download, além de recursos personalizados para professores e estudantes com a criação de salas.
Palavras-chave:
jogos educacionais, colaboração
Referências
De Freitas, S. (2018). Are games effective learning tools? A review of educational games. Journal of Educational Technology & Society, 21(2), 74-84.
Almeida, F. S., de Oliveira, P. B., & dos Reis, D. A. (2021). A importância dos jogos didáticos no processo de ensino aprendizagem: Revisão integrativa. Research, Society and Development, 10(4), e41210414309-e41210414309.
Plass, J. L., Homer, B. D., & Kinzer, C. K. (2015). Foundations of game-based learning. Educational psychologist, 50(4), 258-283.
Almeida, F. S., de Oliveira, P. B., & dos Reis, D. A. (2021). A importância dos jogos didáticos no processo de ensino aprendizagem: Revisão integrativa. Research, Society and Development, 10(4), e41210414309-e41210414309.
Plass, J. L., Homer, B. D., & Kinzer, C. K. (2015). Foundations of game-based learning. Educational psychologist, 50(4), 258-283.
Publicado
04/11/2024
Como Citar
COSTA, Handryo; MELO, Rafaela; PIRES, Fernanda; PESSOA, Marcela.
GameTEd: Um repositório de jogos educacionais para integrar desenvolvedores, professores e estudantes. In: CONCURSO APPS.EDU - CATEGORIA PROTÓTIPO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 13. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 175-178.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2024.244315.