Simplifica: um website interativo para o apoio a introdução à programação

  • Carla de Alcantara Silva Instituto Federal de Alagoas
  • Erica dos Santos Silva Instituto Federal de Alagoas
  • Guilherme de Jesus Vieira Instituto Federal de Alagoas
  • Jeniffer Laís Silva Nunes Instituto Federal de Alagoas
  • Marcos Vinicius França Silva Instituto Federal de Alagoas
  • Ruan Ranison da Costa Silva Instituto Federal de Alagoas
  • Maurício Vieira Dias Júnior Instituto Federal de Alagoas https://orcid.org/0000-0003-4567-7974

Resumo


Muitos estudantes que iniciam seus estudos em Tecnologia da Informação enfrentam dificuldades de adaptação, o que pode gerar equívocos e afastamento da área. Este projeto propõe o desenvolvimento de um website interativo e gamificado para ensinar conceitos fundamentais e exemplos relevantes para diversos cursos de TI, facilitando a compreensão e adaptação dos alunos. A plataforma permitirá que os estudantes enviem dúvidas diretamente, reduzindo a necessidade de presença física nas monitorias e promovendo maior acesso à informação e engajamento na área. Uma inovação possível proposta é a integração de recursos de programação colaborativa, que permitem aos alunos trabalhar juntos em exercícios de codificação, abordando uma mecânica pouco antes abordada nas ferramentas educacionais existentes. O projeto também analisa ferramentas similares como Duolingo, Mimo e Brainly, que oferecem experiências de aprendizado interativas e gamificadas. No entanto, a solução proposta se destaca por fornecer conteúdo personalizado especificamente alinhado aos cursos de TI, garantindo relevância para os estudos dos alunos. Os resultados preliminares foram parcialmente satisfatórios, com algumas questões técnicas encontradas a serem melhoradas no desenvolvimento final do software.
Palavras-chave: Introdução à Programação, Gamificação, Adaptação, Website, Interativa, Aprendizagem

Referências

Ericson, B. J. et al. (2022). Parsons Problems and Beyond: Systematic Literature Review and Empirical Study Designs. Annual Conference on Innovation and Technology in Computer Science Education, ITiCSE. Anais...Association for Computing Machinery.

LUXTON-REILLY, A. et al. Introductory programming: A systematic literature review. Annual Conference on Innovation and Technology in Computer Science Education, ITiCSE. Anais...Association for Computing Machinery, 2 jul. 2018.

MANZANO, J. A. N. G.; OLIVEIRA, J. F. de. Algoritmos: lógica para desenvolvimento de programação de computadores. 29. ed. SP: Érica, 2019
Publicado
04/11/2024
SILVA, Carla de Alcantara; SILVA, Erica dos Santos; VIEIRA, Guilherme de Jesus; NUNES, Jeniffer Laís Silva; SILVA, Marcos Vinicius França; SILVA, Ruan Ranison da Costa; DIAS JÚNIOR, Maurício Vieira. Simplifica: um website interativo para o apoio a introdução à programação. In: CONCURSO APPS.EDU - CATEGORIA PROTÓTIPO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 13. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 183-186. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2024.244320.