O desafio de Al-Biruni

Resumo


Este artigo apresenta o software O desafio de al-Biruni: solucionando o problema do xadrez, desenvolvido tendo como base a solução do problema do xadrez por al-Biruni, com diferentes níveis de dificuldade. O software, desenvolvido no motor GDevelop 5, evidencia uma aliança entre a Matemática e a História através do uso das tecnologias digitais.
Palavras-chave: Problema do xadrez, Al-Biruni, Ensino de Matemática, Software Educativo, Objeto de Aprendizagem

Referências

Santos, M. L. dos. (2024). Apontamentos sobre a solução do problema do xadrez proposta por al-Biruni na obra A Cronologia das Nações Antigas. In Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Vol. 11, Issue 32, pp. 1–14). Boletim Cearense de Educação e Historia da Matematica - BOCEHM. DOI: 10.30938/bocehm.v11i32.12437.

Rebouças, A. D.; Maia, D. L.; Scaico, P. D. (2021). Objetos de Aprendizagem: da Definição ao Desenvolvimento, Passando pela Sala de Aula. In: Pimentel, M.; Sampaio, F. F.; Santos, E. O. (Org.). Informática na Educação: ambientes de aprendizagem, objetos de aprendizagem e empreendedorismo. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação. (Série Informática na Educação, v.5) Disponível em: [link].
Publicado
04/11/2024
OLIVEIRA, Amanda Maria D.; BARRETO, Gabriel Vieira; SANTOS, Maria Luíza dos; SILVA, Lucas Toshio N. da; SILVA, Igor Rauan S. da; SOUSA, Giselle Costa de; MAIA, Dennys Leite. O desafio de Al-Biruni. In: CONCURSO APPS.EDU - CATEGORIA PROTÓTIPO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 13. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 196-199. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2024.244327.