OBMEP em Gráficos: Da Extração ao Insight
Resumo
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é realizada anualmente desde 2005, com o objetivo de estimular o estudo da Matemática entre alunos e professores do Brasil e identificar talentos para as áreas de ciência e tecnologia. Este artigo apresenta o contexto educacional da OBMEP e uma aplicação de software projetada para facilitar a análise dos dados das competições. O software, alimentado por dados obtidos do site oficial da OBMEP através de scrapping anualmente, oferece um dashboard com gráficos intuitivos. Utilizando ferramentas como UiPath, Python, MongoDB Atlas e Flask, o sistema apoia pesquisadores, educadores e administradores na identificação de tendências, comparação de desempenhos e promoção de uma abordagem educacional baseada em dados. O objetivo é promover a transparência, o engajamento e o desenvolvimento de estratégias educacionais, oferecendo visualizações dinâmicas e interativas que incentivam a excelência acadêmica e a melhoria do ensino de Matemática no Brasil.
Palavras-chave:
OBMEP, visualização de dados, dashboards, análise de dados educacionais, excelência academica
Referências
SOUZA, João Alves de; VILELA, Denise Silva; FARIAS, José Vilani de. Estratégias de Consagração e de Valorização da Matemática por meio da OBMEP. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 36, n. 73, p. 650-675, 2022.
BIONDI, Roberta Loboda; VASCONCELLOS, Lígia; MENEZES-FILHO, Naércio Aquino. Avaliando o impacto da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) no desempenho de matemática nas avaliações educacionais. São Paulo: Fundação Getúlio Vargas, Escola de Economia de São Paulo, 2009.
SANTOS, Ana Paula Rodrigues Alves et al. A Engenharia Didática para o ensino de olimpíadas de matemática: situações olímpicas com o amparo do software geogebra. Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las ciencias, v. 13, n. 1, p. 141-154, 2018.
BIONDI, Roberta Loboda; VASCONCELLOS, Lígia; MENEZES-FILHO, Naércio Aquino. Avaliando o impacto da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) no desempenho de matemática nas avaliações educacionais. São Paulo: Fundação Getúlio Vargas, Escola de Economia de São Paulo, 2009.
SANTOS, Ana Paula Rodrigues Alves et al. A Engenharia Didática para o ensino de olimpíadas de matemática: situações olímpicas com o amparo do software geogebra. Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las ciencias, v. 13, n. 1, p. 141-154, 2018.
Publicado
04/11/2024
Como Citar
SANTIAGO, Frederico Victor Scoralick; QUEIROZ, José Henrique Ribeiro de; CARDOSO, Miqueias Soares; DUNGA, Wallennon Germano.
OBMEP em Gráficos: Da Extração ao Insight. In: CONCURSO APPS.EDU - CATEGORIA PROTÓTIPO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 13. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 216-220.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2024.244439.