Numéria: Um jogo educacional para exercitar as operações matemáticas básicas e Pensamento Computacional

Resumo


Este artigo apresenta “Numéria: A Ilha dos Números”, um jogo educacional desenvolvido para dispositivos móveis, que visa facilitar a compreensão das operações matemáticas básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão) entre estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental. O jogo fundamenta-se nas teorias da Aprendizagem Narrativa e da Aprendizagem Significativa, proporcionando um ambiente lúdico e envolvente. A narrativa do jogo envolve um cavaleiro que deve resolver enigmas matemáticos espalhados pelo cenário para libertar os habitantes de Numéria, transformados em estátuas de pedra pelo mago Multiplus. Para resolver esses desafios, serão utilizadas estratégias com o exercício dos pilares do Pensamento Computacional.

Palavras-chave: Jogo educacional, matemática, operações matemáticas, aprendizagem significativa, narrative learning

Referências

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Publicado
04/11/2024
PEDROSA, Cristiana; MACENA, Jeniffer; PIRES, Fernanda; PESSOA, Marcela. Numéria: Um jogo educacional para exercitar as operações matemáticas básicas e Pensamento Computacional. In: CONCURSO APPS.EDU - CATEGORIA PROTÓTIPO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 13. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 229-232. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2024.244471.