Arena de jogos: que animal

  • Umberto Oliveira de Araújo Neto Leonetti Universidade Regional de Blumenau
  • Bernardo Chiamolera Universidade Regional de Blumenau
  • Lucas Hong Lae Son Universidade Regional de Blumenau
  • Letícia Fruet Universidade Regional de Blumenau
  • Martha Lanser Bloemer Universidade Regional de Blumenau
  • Bruno F. F. Santos Universidade Regional de Blumenau
  • Luciana Pereira de Araújo Kohler Universidade Regional de Blumenau https://orcid.org/0000-0002-8219-1343
  • Mauricio Capobianco Lopes Universidade Regional de Blumenau https://orcid.org/0000-0003-0796-0293

Resumo


O jogo Que Animal tem como objetivo identificar animais que habitam a Amazônia com base nas suas características individuais. A cada animal selecionado o cenário muda e o jogador é capaz de visualizar se acertou ou não a jogada. O jogo foi testado em oficinas durante os anos de 2023 e 2024, com a participação de aproximadamente 100 crianças e estudantes. Em algumas das oficinas, foram aplicados questionários com o objetivo de identificar possíveis ajustes e melhorias para o jogo. Após a análise das respostas obtidas, foram feitas atualizações para aprimorar o software. O jogo auxilia no desenvolvimento de habilidades do Pensamento Computacional, com o foco no pilar de abstração.
Palavras-chave: jogo, animal, pensamento computacional, Amazônia, abstração

Referências

Papert, S. (2008) "A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática", Porto Alegre, RS. Artes Médicas.
Publicado
04/11/2024
LEONETTI, Umberto Oliveira de Araújo Neto; CHIAMOLERA, Bernardo; SON, Lucas Hong Lae; FRUET, Letícia; BLOEMER, Martha Lanser; SANTOS, Bruno F. F.; KOHLER, Luciana Pereira de Araújo; LOPES, Mauricio Capobianco. Arena de jogos: que animal. In: CONCURSO APPS.EDU - CATEGORIA PROTÓTIPO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 13. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 253-256. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2024.244496.