Arena de jogos: que animal
Resumo
O jogo Que Animal tem como objetivo identificar animais que habitam a Amazônia com base nas suas características individuais. A cada animal selecionado o cenário muda e o jogador é capaz de visualizar se acertou ou não a jogada. O jogo foi testado em oficinas durante os anos de 2023 e 2024, com a participação de aproximadamente 100 crianças e estudantes. Em algumas das oficinas, foram aplicados questionários com o objetivo de identificar possíveis ajustes e melhorias para o jogo. Após a análise das respostas obtidas, foram feitas atualizações para aprimorar o software. O jogo auxilia no desenvolvimento de habilidades do Pensamento Computacional, com o foco no pilar de abstração.
Palavras-chave:
jogo, animal, pensamento computacional, Amazônia, abstração
Referências
Papert, S. (2008) "A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática", Porto Alegre, RS. Artes Médicas.
Publicado
04/11/2024
Como Citar
LEONETTI, Umberto Oliveira de Araújo Neto; CHIAMOLERA, Bernardo; SON, Lucas Hong Lae; FRUET, Letícia; BLOEMER, Martha Lanser; SANTOS, Bruno F. F.; KOHLER, Luciana Pereira de Araújo; LOPES, Mauricio Capobianco.
Arena de jogos: que animal. In: CONCURSO APPS.EDU - CATEGORIA PROTÓTIPO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 13. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 253-256.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2024.244496.