Arena de jogos: BOT Ninja

  • Leonardo Linhares Silva Universidade Regional de Blumenau
  • Lucas Hong Lae Son Universidade Regional de Blumenau
  • Umberto Oliveira de Araújo Neto Leonetti Universidade Regional de Blumenau
  • Bernardo Chiamolera Universidade Regional de Blumenau
  • Letícia Fruet Universidade Regional de Blumenau
  • Bruno F. F. Santos Universidade Regional de Blumenau
  • Luciana Pereira de Araújo Kohler Universidade Regional de Blumenau https://orcid.org/0000-0002-8219-1343
  • Mauricio Capobianco Lopes Universidade Regional de Blumenau https://orcid.org/0000-0003-0796-0293

Resumo


O jogo denominado "Cano" é direcionado principalmente para crianças a partir dos cinco anos que estudam em escolas de educação básica, porém, também pode ser aproveitado pelo público mais velho, pois tem como principal objetivo o entretenimento e aperfeiçoamento de habilidades específicas ligadas ao Pensamento Computacional (PC). Estas habilidades incluem a decomposição de um problema em partes menores, abstração, capacidade essa relacionada a separação de dados decompostos e seleção do que deve ser tomado como foco principal, reconhecimento de padrões entre os dados analisados e criação de algoritmos capazes de solucionar o problema proposto.
Palavras-chave: Jogo, cano, pensamento computacional, abstração, decomposição

Referências

Papert, S. (2008) "A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática", Porto Alegre, RS. Artes Médicas.
Publicado
04/11/2024
SILVA, Leonardo Linhares; SON, Lucas Hong Lae; LEONETTI, Umberto Oliveira de Araújo Neto; CHIAMOLERA, Bernardo; FRUET, Letícia; SANTOS, Bruno F. F.; KOHLER, Luciana Pereira de Araújo; LOPES, Mauricio Capobianco. Arena de jogos: BOT Ninja. In: CONCURSO APPS.EDU - CATEGORIA PROTÓTIPO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 13. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 257-260. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2024.244498.