Arena de jogos: lixo

  • Leonardo Linhares Silva Universidade Regional de Blumenau
  • Umberto Oliveira de Araújo Neto Leonetti Universidade Regional de Blumenau
  • Lucas Hong Lae Son Universidade Regional de Blumenau
  • Bernardo Chiamolera Universidade Regional de Blumenau
  • Letícia Fruet Universidade Regional de Blumenau
  • Bruno F. F. Santos Universidade Regional de Blumenau
  • Luciana Pereira de Araújo Kohler Universidade Regional de Blumenau https://orcid.org/0000-0002-8219-1343
  • Mauricio Capobianco Lopes Universidade Regional de Blumenau https://orcid.org/0000-0003-0796-0293

Resumo


No "Jogo do Lixo" o usuário assume o controle de um robô chamado Furbot, que tem como principal objetivo fazer com que ele colete resíduos lançados por um Buggien (inimigo) e coloque-os nas lixeiras corretas. Cada tipo de lixo deve ser separado de maneira a garantir o descarte correto, incentivando práticas de reciclagem e cuidado com o planeta. É uma solução capaz de ensinar a importância da reciclagem e descarte correto dos resíduos, à medida que estimula o pensamento crítico e a atenção aos detalhes. Além disso, trabalha habilidades do Pensamento Computacional como o reconhecimento de padrões.
Palavras-chave: lixo, pensamento computacional, reconhecimento de padrões, reciclagem

Referências

Papert, S. (2008) "A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática", Porto Alegre, RS. Artes Médicas.
Publicado
04/11/2024
SILVA, Leonardo Linhares; LEONETTI, Umberto Oliveira de Araújo Neto; SON, Lucas Hong Lae; CHIAMOLERA, Bernardo; FRUET, Letícia; SANTOS, Bruno F. F.; KOHLER, Luciana Pereira de Araújo; LOPES, Mauricio Capobianco. Arena de jogos: lixo. In: CONCURSO APPS.EDU - CATEGORIA PROTÓTIPO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 13. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 261-264. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2024.244500.