Arena de jogos: senha

  • Leonardo Linhares Silva Universidade Regional de Blumenau
  • Felipe Belli Universidade Regional de Blumenau
  • Bernardo Chiamolera Universidade Regional de Blumenau
  • Letícia Fruet Universidade Regional de Blumenau
  • Bruno F. F. Santos Universidade Regional de Blumenau
  • Lucas Hong Lae Son Universidade Regional de Blumenau
  • Luciana Pereira de Araújo Kohler Universidade Regional de Blumenau https://orcid.org/0000-0002-8219-1343
  • Mauricio Capobianco Lopes Universidade Regional de Blumenau https://orcid.org/0000-0003-0796-0293

Resumo


O jogo Senha tem por objetivo descobrir qual a combinação correta de cores a serem selecionadas. Cada nova tentativa abre um leque de oportunidades de possíveis combinações, mas também permite a utilização do raciocínio lógico para selecionar quais cores devem fazer parte de determinada combinação e a partir delas identificar quais cores se encontram em posições corretas e quais estão presentes, mas em posições erradas. Toda jogada é uma forma de se aproximar da solução e estimular habilidades cognitivas, enquanto desvenda o mistério da combinação. O jogo trabalha habilidades de Pensamento Computacional envolvendo os quatro pilares: abstração, algoritmos, reconhecimento de padrões e decomposição.
Palavras-chave: senha, combinação, pensamento computacional, reconhecimento de padrões, abstração, algoritmo, decomposição

Referências

Papert, S. (2008) "A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática", Porto Alegre, RS. Artes Médicas.
Publicado
04/11/2024
SILVA, Leonardo Linhares; BELLI, Felipe; CHIAMOLERA, Bernardo; FRUET, Letícia; SANTOS, Bruno F. F.; SON, Lucas Hong Lae; KOHLER, Luciana Pereira de Araújo; LOPES, Mauricio Capobianco. Arena de jogos: senha. In: CONCURSO APPS.EDU - CATEGORIA PROTÓTIPO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 13. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 265-268. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2024.244501.