Arena de jogos: senha
Resumo
O jogo Senha tem por objetivo descobrir qual a combinação correta de cores a serem selecionadas. Cada nova tentativa abre um leque de oportunidades de possíveis combinações, mas também permite a utilização do raciocínio lógico para selecionar quais cores devem fazer parte de determinada combinação e a partir delas identificar quais cores se encontram em posições corretas e quais estão presentes, mas em posições erradas. Toda jogada é uma forma de se aproximar da solução e estimular habilidades cognitivas, enquanto desvenda o mistério da combinação. O jogo trabalha habilidades de Pensamento Computacional envolvendo os quatro pilares: abstração, algoritmos, reconhecimento de padrões e decomposição.
Palavras-chave:
senha, combinação, pensamento computacional, reconhecimento de padrões, abstração, algoritmo, decomposição
Referências
Papert, S. (2008) "A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática", Porto Alegre, RS. Artes Médicas.
Publicado
04/11/2024
Como Citar
SILVA, Leonardo Linhares; BELLI, Felipe; CHIAMOLERA, Bernardo; FRUET, Letícia; SANTOS, Bruno F. F.; SON, Lucas Hong Lae; KOHLER, Luciana Pereira de Araújo; LOPES, Mauricio Capobianco.
Arena de jogos: senha. In: CONCURSO APPS.EDU - CATEGORIA PROTÓTIPO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 13. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
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p. 265-268.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2024.244501.