Arena de jogos: pescaria

  • Bruno F. F. Santos Universidade Regional de Blumenau
  • Leonardo Linhares Silva Universidade Regional de Blumenau
  • Lucas Hong Lae Son Universidade Regional de Blumenau
  • Letícia Fruet Universidade Regional de Blumenau
  • Bernardo Chiamolera Universidade Regional de Blumenau
  • Luciana Pereira de Araújo Kohler Universidade Regional de Blumenau https://orcid.org/0000-0002-8219-1343
  • Dalton Solano dos Reis Universidade Regional de Blumenau
  • Mauricio Capobianco Lopes Universidade Regional de Blumenau https://orcid.org/0000-0003-0796-0293

Resumo


O jogo Pescaria tem como objetivo pescar diferentes peixes, combinando duas cores primárias para formar uma cor secundária ou duas cores secundárias para formar uma terciária. Em cada parte do jogo, é necessário usar o raciocínio lógico para identificar os padrões de cores e tomar decisões estratégicas a fim de capturar os peixes corretos. Ele oferece uma oportunidade para o desenvolvimento e aprimoramento de habilidades essenciais para o Pensamento Computacional como abstração, decomposição e criação de algoritmos, tornando-se uma atividade divertida. Além de ser uma forma de entretenimento, ele também desafia o cérebro do jogador, promovendo o pensamento crítico e a resolução de problemas.
Palavras-chave: pescaria, cor, pensamento computacional, abstração, algoritmo, decomposição

Referências

Papert, S. (2008) "A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática", Porto Alegre, RS. Artes Médicas.
Publicado
04/11/2024
SANTOS, Bruno F. F.; SILVA, Leonardo Linhares; SON, Lucas Hong Lae; FRUET, Letícia; CHIAMOLERA, Bernardo; KOHLER, Luciana Pereira de Araújo; REIS, Dalton Solano dos; LOPES, Mauricio Capobianco. Arena de jogos: pescaria. In: CONCURSO APPS.EDU - CATEGORIA PROTÓTIPO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 13. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 269-272. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2024.244502.