ThinkTest: Uma plataforma para testes de jogos e gamificação educacionais

Resumo


Com o aumento significativo no desenvolvimento de jogos educacionais, tornou-se essencial validar e testar a eficácia para garantir que os objetivos educacionais sejam alcançados, assim como a experiência de aprendizagem dos usuários. No entanto, os desenvolvedores frequentemente enfrentam desafios devido à falta de ferramentas adequadas para auxiliar nesse processo de validação. Para suprir essa necessidade, este trabalho apresenta o ThinkTest, uma plataforma web projetada para facilitar os testes de jogos educacionais. O ThinkTest oferece um ambiente completo que permite a organização de grupos de teste e a construção de formulários personalizados para a coleta de dados, suportando a criação de diversos tipos de questionários e avaliações, permitindo que os testes sejam ajustados conforme necessário, assim como também poderá escolher testes validados na literatura disponíveis no sistema, tornando a organização e planejamento do teste mais rápido e eficaz. Com gráficos e ferramentas analíticas integradas, a plataforma proporciona uma visualização clara e compreensiva dos dados, auxiliando os desenvolvedores a interpretar os resultados de forma eficiente. Assim, este trabalho apresenta a ThinkTest como uma solução robusta para os desafios enfrentados na validação de jogos educacionais.
Palavras-chave: Jogos Educacionais, Teste, questionarios, Coleta de Dados

Referências

Barbosa, H. (2017). Heurísticas para avaliação de jogos educativos digitais – Revisão sistemática de literatura. Instituto Nacional para Convergência Digital, 1-1.
Publicado
04/11/2024
PIRES, Fernanda; BRILHANTE, Marcelo; FARIAS, Tiago; CARLOS, José; JÚNIOR, Osvaldo; PESSOA, Marcela. ThinkTest: Uma plataforma para testes de jogos e gamificação educacionais. In: CONCURSO APPS.EDU - CATEGORIA PROTÓTIPO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 13. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 273-276. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2024.244506.