GeoScape: Um jogo para exercitar conceitos de áreas de figuras planas

Resumo


Este trabalho apresenta o jogo “GeoScape” como uma proposta para exercitar os conceitos aprendidos em sala de aula sobre as áreas das figuras geométricas planas por meio de um game design centrado na solução de problemas em masmorras. O jogo é voltado para os alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental, proporcionando exercícios sobre as áreas do quadrado, retângulo, triângulo e trapézio. A estratégia educacional adotada para conectar a mecânica do jogo aos conceitos mencionados foi baseada na Teoria de Aprendizagem Construtivista. “GeoScape” é categorizado como um jogo do gênero de plataforma, desenvolvido para dispositivos móveis Android.
Palavras-chave: Game design, áreas, figuras geométricas planas, mecânica

Referências

Silva, Michele Barbosa da. "A aprendizagem de figuras planas: um olhar a partir das dificuldades dos alunos." (2023).

Piaget, J. (1970). Science of education and the psychology of the child. Orion Press.

Vygotsky, L. S. (1978). Mind in society: The development of higher psychological processes. Harvard University Press.

Pires, F. G. D. S. (2021). Thinkted lab, um caso de aprendizagem criativa em computação no nível superior.
Publicado
04/11/2024
BENARRÓS, Ícaro; RIBEIRO, Daniela Carvalho; MACENA, Jeniffer; PIRES, Fernanda. GeoScape: Um jogo para exercitar conceitos de áreas de figuras planas. In: CONCURSO APPS.EDU - CATEGORIA PROTÓTIPO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 13. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 281-284. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2024.244512.