Uma formação didático-pedagógica em Robótica Educacional para estudantes de Ciência e Tecnologia da UFRN: complementando o repertório teórico prático

Resumo


Este artigo investiga a relação entre Tecnologia e Ensino, com ênfase na Robótica Educacional no contexto da formação didático-pedagógica para bacharelandos do projeto de extensão URA (Um Robô por Aluno) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O estudo analisa dados de alunos dos cursos de Engenharia e Computação da UFRN, envolvidos no projeto, que visa democratizar a robótica educacional no Brasil. O objetivo central é examinar como uma formação didático-pedagógica de curta duração (20 horas), utilizando metodologias ativas, pode complementar o repertório teórico-prático dos bacharelandos, aprimorando sua atuação no ensino de robótica educacional. Além disso, busca-se avaliar o impacto dessa formação a partir da percepção dos participantes.

Palavras-chave: robótica educacional, URA (Um Robô por Aluno), formação didático-pedagógica

Referências

BARBOSA, F. C. Rede de aprendizagem em Robótica: uma perspectiva educativa de trabalho com jovens. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Uberlândia, 2016.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 40ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005

GONÇALVES, E.P. Iniciação à pesquisa científica. Campinas, SP: Editora Alínea, 2001.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

JESUS, D. M. & MACIEL, R.F. Olhares sobre tecnologias digitais:linguagens, ensino, formação e prática docente. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015. 385 p. (Coleção: Novas Perspectivas em Linguística Aplicada, Vol. 44.

LIBÂNEO, J.C. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 2011.

LOPES, J. J. “A introdução da informática no ambiente escolar”.Clube do Professor, vol. 23, 2004.

MARTINS, A. O que é Robótica. São Paulo, Editora Brasiliense, 2006.

MATARIC, M. J. (2014). Introdução à Robótica. Tradução: Humberto Ferasoli Filho; José Reinaldo da Silva; Silas Franco dos Reis Alves. São Paulo, Editora Unesp, 2014.

MORAN, J. Metodologias ativas de bolso: como os alunos podem aprender de forma ativa, simplificada e profunda. São Paulo: Editora do Brasil, 2019.

PÁDUA, E.M. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática. 2. ed. São Paulo: Papirus, 1997.

PORLÁN, R.; MARTÍN, J. El diario del profesor. Sevilla: Díada Editora, 1997.

SILVA, A. F. RoboEduc: uma metodologia de aprendizado com Robótica Educacional. Natal: UFRN, 2009. Disponível em: [link]. Acesso em: 1 jun. 2020.

TORCATO, P. O robô ajuda? Estudo de impacto do uso de Robótica Educativa como estratégia de aprendizagem na disciplina Aplicações Informáticas B. II CONGRESSO INTERNACIONAL TIC E EDUCAÇÃO, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Lisboa, 2012.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Penso, 2015.
Publicado
04/11/2024
MELO, Italo Pereira de; BURLAMAQUI, Aquiles Medeiros Filgueira; BURLAMAQUI, Akynara Aglaé Rodrigues Santos da Silva. Uma formação didático-pedagógica em Robótica Educacional para estudantes de Ciência e Tecnologia da UFRN: complementando o repertório teórico prático. In: WORKSHOP DE PÓS-GRADUAÇÃO: GRADUATE STUDENTS EXPERIENCE (STUDX) - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 13. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 289-294. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2024.241698.