Pensamento Computacional e Educação em Inteligência Artificial na Educação STEAM: Explorando o Ensino por Investigação
Resumo
O ensino de Pensamento Computacional (PC) e educação em Inteligência Artificial (IA) muitas vezes ocorre de forma isolada, limitando a aplicação em contextos reais e a compreensão das implicações éticas e sociais da tecnologia. Para enfrentar esse problema, esta pesquisa de doutorado propõe o desenvolvimento de um livro-jogo interativo para estudantes do Ensino Médio, que apoie a aprendizagem de PC e IA na abordagem STEAM por meio do Ensino por Investigação, promovendo compreensão contextualizada e ética. Espera-se que os estudantes desenvolvam competências em educação científica, autonomia e capacidade de tomar decisões, além de promover inclusão e diversidade.
Palavras-chave:
STEAM, Pensamento Computacional, Educação em Inteligência Artificial, Ensino por Investigação
Referências
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Publicado
04/11/2024
Como Citar
ANDRADE, Juliana Cristina dos Santos de; OLIVEIRA, Márcia Gonçalves de; BATTETIN, Vanessa.
Pensamento Computacional e Educação em Inteligência Artificial na Educação STEAM: Explorando o Ensino por Investigação . In: WORKSHOP DE PÓS-GRADUAÇÃO: GRADUATE STUDENTS EXPERIENCE (STUDX) - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 13. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 295-301.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2024.243453.