CaFE-TaMTIn: uma abordagem para a capacitação de funções executivas utilizando um sistema de interface tangível multi-representacional com aspectos de sistema tutor inteligente
Resumo
O sistema executivo, composto por flexibilidade cognitiva, inibição e memória de trabalho, é fundamental para planejar, focar e controlar impulsos, sendo que a inibição — foco deste estudo — permite resistir a distrações e controlar comportamentos, embora pouco estimulada na escola. Para isso, foi criada a abordagem CaFE-TaMTIn, que integra interface tangível, múltiplas representações e aspectos de tutor inteligente. Validado por um estudo com sete professores e um experimento com 19 estudantes da rede pública de Jandaia do Sul/PR, os resultados mostram melhora no controle inibitório, especialmente dos alunos com menores índices, indicando que a abordagem contribui para o desenvolvimento de ferramentas para capacitar funções executivas.Referências
Archambeau, K. and Gevers, W. (2018). (how) are executive functions actually related to arithmetic abilities? In Henik, A. and Fias, W., editors, Heterogeneity of Function in Numerical Cognition, chapter 16, pages 337–357. Academic Press.
Ascari, S., Gottardo, E., and Pimentel, A. (2020). Mafint: Modelo afetivo de intervenção tutorial para ambientes virtuais de aprendizagem. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 832–841, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Barzykowski, K., Hajdas, S., Radel, R., Niedźwieńska, A., and Kvavilashvili, L. (2021a). The role of inhibitory control and adhd symptoms in the occurrence of involuntary thoughts about the past and future: An individual differences study. Consciousness and Cognition, 95:103208.
Barzykowski, K., Wereszczyński, M., Hajdas, S., and Radel, R. (2021b). An inquisit-web protocol for calculating composite inhibitory control capacity score: An individual differences approach. MethodsX, 8:101530.
Bosch, N., Chen, Y., and D’Mello, S. (2014). It’s written on your face: Detecting affective states from facial expressions while learning computer programming. In Intelligent Tutoring Systems, pages 39–44. Springer International Publishing.
Bradley, M. M. and Lang, P. J. (1994). Measuring emotion: The self-assessment manikin and the semantic differential. Journal of Behavior Therapy and Experimental Psychiatry, 25(1):49–59.
Comitê Científico do Núcleo Ciência Pela Infância (2016). Funções executivas e desenvolvimento infantil: habilidades necessárias para a autonomia: estudo III. Série Estudos do Comitê Científico - NCPI. Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal - FMCSV, São Paulo, first edition. Redação Joana Simões de Melo Costa... [et al.].
Diamond, A. (2013). Executive functions. Annual Review of Psychology, 64(1):135–168.
D’Mello, S., Picard, R. W., and Graesser, A. (2007). Toward an affect-sensitive autotutor. IEEE Intelligent Systems, 22(4):53–61.
Fiori, C. and Zuccheri, L. (2005). An experimental research on error patterns in written subtraction. Educational Studies in Mathematics, 60(3):323–331.
Fitó, A. S. (2012). Por que é Tão Difícil Aprender?: o Que São e Como Lidar Com os Transtornos de Aprendizagem. Coleção psicologia, família e esola. Paulinas, São Paulo.
Fonseca, V. d. (2014). Papel das funções cognitivas, conativas e executivas na aprendizagem: uma abordagem neuropsicopedagógica. Revista Psicopedagogia, 31:236–253.
Galarza, C. R., Acosta-Rodas, P., Ortiz-Granja, D., Lepe-Martínez, N., Del Valle, M., Ramos, V., and Bolaños-Pasquel, M. (2020). The role of inhibitory control in the ability to solve problems of university students. Revista Ecuatoriana de Neurologia, 29(1):47–52.
González-González, C. S., Guzmán-Franco, M. D., and Infante-Moro, A. (2019). Tangible technologies for childhood education: A systematic review. Sustainability, 11(10).
Gottardo, E. (2018). Inferência de estados afetivos em ambientes educacionais : proposta de um modelo híbrido baseado em informações cognitivas e físicas. Tese, Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informática, Curitiba.
Gottardo, E. and Pimentel, A. (2018). Reconhecimento e adaptação à dinâmica de estados afetivos relacionados à aprendizagem. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), 29(1):1223.
Henry, L. A. and Bettenay, C. (2010). The assessment of executive functioning in children. Child and Adolescent Mental Health, 15(2):110–119.
Iepsen, E., Bercht, M., and Reategui, E. (2012). Detecção e tratamento do estado afetivo frustração do aluno na disciplina de algoritmos. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), 1(1).
Ke, F. and Clark, K. M. (2020). Game-based multimodal representations and mathematical problem solving. International Journal of Science and Mathematics Education, 18(1):103–122.
Klein, D. R., Canevesi, F. C. S., Feix, A. R., Gresele, J. F. P., and de Siqueira Wilhelm, E. M. (2020). Tecnologia na educação: evolução histórica e aplicação nos diferentes níveis de ensino. Educere - Revista da Educação da UNIPAR, 20(2).
Krause, K., Hounsell, M., and Gasparini, I. (2020). Um modelo para inter-relação entre funções executivas e elementos de jogos digitais. Revista Brasileira de Informática na Educação, 28(0):596–625.
Krause, K. K. G. (2020). Jogos Digitais e Funções Executivas: funções executivas. Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologia, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Joinville, 2 edition. Produto Educacional.
Leite, M., Pimentel, A., and Pietruchinski, M. (2012). Remediação de erros baseada em múltiplas representações externas e classificação de erros aplicada a objetos de aprendizagem inteligentes. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), 23(1).
Loures, D. A. M., Brandão, P. M. F., da Silva Vieira, A. M., and Silva, M. A. (2020). Funções executivas e as novas tecnologias digitais: Parceria de sucesso em prol da aprendizagem. Humanidades & Inovação, 7(5):264–271.
Machado, G. M., Bonnin, G., Castagnos, S., Hoareau, L., Thomas, A., and Tazouti, Y. (2020). An Approach to Model Children’s Inhibition During Early Literacy and Numeracy Acquisition, page 203–207. Springer International Publishing.
Marczal, D., Direne, A., Pimentel, A. R., Maschio, E., and Borille, A. C. (2016). Metodologia e software educacional para a investigação e remediação de erros conceituais em matemática. Revista Brasileira de Informática na Educação, 24(02):77.
McDaniel, B., DḾello, S., King, B., Chipman, P., Tapp, K., and Graesser, A. (2007). Facial features for affective state detection in learning environments. In Proceedings of the Annual Meeting of the Cognitive Science Society, volume 29, pages 467–472.
Miyake, A. and Friedman, N. P. (2012). The nature and organization of individual differences in executive functions: Four general conclusions. Current Directions in Psychological Science, 21(1):8–14. PMID: 22773897.
Miyake, A., Friedman, N. P., Emerson, M. J., Witzki, A. H., Howerter, A., and Wager, T. D. (2000). The unity and diversity of executive functions and their contributions to complex “frontal lobe” tasks: A latent variable analysis. Cognitive Psychology, 41(1):49–100.
Mourão Junior, C. A. and Melo, L. B. R. (2011). Integração de três conceitos: função executiva, memória de trabalho e aprendizado. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 27(3):309–314.
Mónico, L., Alferes, V. R., Castro, P. A. D., and Parreira, P. (2017). A observação participante enquanto metodologia de investigação qualitativa. In Costa, A. P., Tuzzo, S., and Brandão, C., editors, Atas do 6º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, volume 3, pages 724–733, Salamanca. Ludomedia.
Peng, Y., Lu, Y., and Qin, J. (2021). The relationship between inhibitory control and working memory and its underlying neural mechanism. In Proceedings of the 2021 2nd International Conference on Mental Health and Humanities Education (ICMHHE 2021), icmhhe-21. Atlantis Press.
Price, S., Sheridan, J. G., Falcao, T. P., and Roussos, G. (2008). Towards a framework for investigating tangible environments for learning. International Journal of Arts and Technology, 1(3/4):351–368.
Rau, M. A., Zahn, M., Misback, E., and Burstyn, J. (2019). Adaptive support for representation skills in a chemistry ITS is more effective than static support. In Isotani, S., Millán, E., Ogan, A., Hastings, P., McLaren, B., and Luckin, R., editors, Artificial Intelligence in Education, pages 432–444, Cham. Springer International Publishing.
Reis, H., Maillard, P. J., and Isotani, S. (2018). Sistemas tutores inteligentes que detectam as emoções dos estudantes: um mapeamento sistemático. Revista Brasileira de Informática na Educação, 26(03):76–107.
Rivero, T. S. (2016). A construção de um método para o desenvolvimento de um videogame para treino de controle inibitório para adolescentes com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. Tese (doutorado), Universidade Federal de São Paulo, São Paulo.
Scarlatos, L. L., Landy, S. S., Breban, J., Horowitz, R., and Sandberg, C. (2002). Tr2002004: On the effectiveness of tangible interfaces in collaborative learning environments. Technical report, City University of New York, New York.
Sharlin, E., Watson, B., Kitamura, Y., Kishino, F., and Itoh, Y. (2004). On tangible user interfaces, humans and spatiality. Personal Ubiquitous Comput., 8(5):338–346.
Stoet, G. (2010). Psytoolkit: A software package for programming psychological experiments using linux. Behavior Research Methods, 42(4):1096–1104.
Stoet, G. (2017). Psytoolkit: A novel web-based method for running online questionnaires and reaction-time experiments. Teaching of Psychology, 44(1):24–31.
Toisoul, A., Kossaifi, J., Bulat, A., Tzimiropoulos, G., and Pantic, M. (2021). Estimation of continuous valence and arousal levels from faces in naturalistic conditions. Nature Machine Intelligence, 3(1):42–50.
Wijaya, A., van den Heuvel-Panhuizen, M., Doorman, M., and Robitzsch, A. (2014). Difficulties in solving context-based pisa mathematics tasks: An analysis of students’ errors. The Mathematics Enthusiast, 11(3):555–584.
Ascari, S., Gottardo, E., and Pimentel, A. (2020). Mafint: Modelo afetivo de intervenção tutorial para ambientes virtuais de aprendizagem. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 832–841, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Barzykowski, K., Hajdas, S., Radel, R., Niedźwieńska, A., and Kvavilashvili, L. (2021a). The role of inhibitory control and adhd symptoms in the occurrence of involuntary thoughts about the past and future: An individual differences study. Consciousness and Cognition, 95:103208.
Barzykowski, K., Wereszczyński, M., Hajdas, S., and Radel, R. (2021b). An inquisit-web protocol for calculating composite inhibitory control capacity score: An individual differences approach. MethodsX, 8:101530.
Bosch, N., Chen, Y., and D’Mello, S. (2014). It’s written on your face: Detecting affective states from facial expressions while learning computer programming. In Intelligent Tutoring Systems, pages 39–44. Springer International Publishing.
Bradley, M. M. and Lang, P. J. (1994). Measuring emotion: The self-assessment manikin and the semantic differential. Journal of Behavior Therapy and Experimental Psychiatry, 25(1):49–59.
Comitê Científico do Núcleo Ciência Pela Infância (2016). Funções executivas e desenvolvimento infantil: habilidades necessárias para a autonomia: estudo III. Série Estudos do Comitê Científico - NCPI. Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal - FMCSV, São Paulo, first edition. Redação Joana Simões de Melo Costa... [et al.].
Diamond, A. (2013). Executive functions. Annual Review of Psychology, 64(1):135–168.
D’Mello, S., Picard, R. W., and Graesser, A. (2007). Toward an affect-sensitive autotutor. IEEE Intelligent Systems, 22(4):53–61.
Fiori, C. and Zuccheri, L. (2005). An experimental research on error patterns in written subtraction. Educational Studies in Mathematics, 60(3):323–331.
Fitó, A. S. (2012). Por que é Tão Difícil Aprender?: o Que São e Como Lidar Com os Transtornos de Aprendizagem. Coleção psicologia, família e esola. Paulinas, São Paulo.
Fonseca, V. d. (2014). Papel das funções cognitivas, conativas e executivas na aprendizagem: uma abordagem neuropsicopedagógica. Revista Psicopedagogia, 31:236–253.
Galarza, C. R., Acosta-Rodas, P., Ortiz-Granja, D., Lepe-Martínez, N., Del Valle, M., Ramos, V., and Bolaños-Pasquel, M. (2020). The role of inhibitory control in the ability to solve problems of university students. Revista Ecuatoriana de Neurologia, 29(1):47–52.
González-González, C. S., Guzmán-Franco, M. D., and Infante-Moro, A. (2019). Tangible technologies for childhood education: A systematic review. Sustainability, 11(10).
Gottardo, E. (2018). Inferência de estados afetivos em ambientes educacionais : proposta de um modelo híbrido baseado em informações cognitivas e físicas. Tese, Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informática, Curitiba.
Gottardo, E. and Pimentel, A. (2018). Reconhecimento e adaptação à dinâmica de estados afetivos relacionados à aprendizagem. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), 29(1):1223.
Henry, L. A. and Bettenay, C. (2010). The assessment of executive functioning in children. Child and Adolescent Mental Health, 15(2):110–119.
Iepsen, E., Bercht, M., and Reategui, E. (2012). Detecção e tratamento do estado afetivo frustração do aluno na disciplina de algoritmos. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), 1(1).
Ke, F. and Clark, K. M. (2020). Game-based multimodal representations and mathematical problem solving. International Journal of Science and Mathematics Education, 18(1):103–122.
Klein, D. R., Canevesi, F. C. S., Feix, A. R., Gresele, J. F. P., and de Siqueira Wilhelm, E. M. (2020). Tecnologia na educação: evolução histórica e aplicação nos diferentes níveis de ensino. Educere - Revista da Educação da UNIPAR, 20(2).
Krause, K., Hounsell, M., and Gasparini, I. (2020). Um modelo para inter-relação entre funções executivas e elementos de jogos digitais. Revista Brasileira de Informática na Educação, 28(0):596–625.
Krause, K. K. G. (2020). Jogos Digitais e Funções Executivas: funções executivas. Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologia, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Joinville, 2 edition. Produto Educacional.
Leite, M., Pimentel, A., and Pietruchinski, M. (2012). Remediação de erros baseada em múltiplas representações externas e classificação de erros aplicada a objetos de aprendizagem inteligentes. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), 23(1).
Loures, D. A. M., Brandão, P. M. F., da Silva Vieira, A. M., and Silva, M. A. (2020). Funções executivas e as novas tecnologias digitais: Parceria de sucesso em prol da aprendizagem. Humanidades & Inovação, 7(5):264–271.
Machado, G. M., Bonnin, G., Castagnos, S., Hoareau, L., Thomas, A., and Tazouti, Y. (2020). An Approach to Model Children’s Inhibition During Early Literacy and Numeracy Acquisition, page 203–207. Springer International Publishing.
Marczal, D., Direne, A., Pimentel, A. R., Maschio, E., and Borille, A. C. (2016). Metodologia e software educacional para a investigação e remediação de erros conceituais em matemática. Revista Brasileira de Informática na Educação, 24(02):77.
McDaniel, B., DḾello, S., King, B., Chipman, P., Tapp, K., and Graesser, A. (2007). Facial features for affective state detection in learning environments. In Proceedings of the Annual Meeting of the Cognitive Science Society, volume 29, pages 467–472.
Miyake, A. and Friedman, N. P. (2012). The nature and organization of individual differences in executive functions: Four general conclusions. Current Directions in Psychological Science, 21(1):8–14. PMID: 22773897.
Miyake, A., Friedman, N. P., Emerson, M. J., Witzki, A. H., Howerter, A., and Wager, T. D. (2000). The unity and diversity of executive functions and their contributions to complex “frontal lobe” tasks: A latent variable analysis. Cognitive Psychology, 41(1):49–100.
Mourão Junior, C. A. and Melo, L. B. R. (2011). Integração de três conceitos: função executiva, memória de trabalho e aprendizado. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 27(3):309–314.
Mónico, L., Alferes, V. R., Castro, P. A. D., and Parreira, P. (2017). A observação participante enquanto metodologia de investigação qualitativa. In Costa, A. P., Tuzzo, S., and Brandão, C., editors, Atas do 6º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, volume 3, pages 724–733, Salamanca. Ludomedia.
Peng, Y., Lu, Y., and Qin, J. (2021). The relationship between inhibitory control and working memory and its underlying neural mechanism. In Proceedings of the 2021 2nd International Conference on Mental Health and Humanities Education (ICMHHE 2021), icmhhe-21. Atlantis Press.
Price, S., Sheridan, J. G., Falcao, T. P., and Roussos, G. (2008). Towards a framework for investigating tangible environments for learning. International Journal of Arts and Technology, 1(3/4):351–368.
Rau, M. A., Zahn, M., Misback, E., and Burstyn, J. (2019). Adaptive support for representation skills in a chemistry ITS is more effective than static support. In Isotani, S., Millán, E., Ogan, A., Hastings, P., McLaren, B., and Luckin, R., editors, Artificial Intelligence in Education, pages 432–444, Cham. Springer International Publishing.
Reis, H., Maillard, P. J., and Isotani, S. (2018). Sistemas tutores inteligentes que detectam as emoções dos estudantes: um mapeamento sistemático. Revista Brasileira de Informática na Educação, 26(03):76–107.
Rivero, T. S. (2016). A construção de um método para o desenvolvimento de um videogame para treino de controle inibitório para adolescentes com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. Tese (doutorado), Universidade Federal de São Paulo, São Paulo.
Scarlatos, L. L., Landy, S. S., Breban, J., Horowitz, R., and Sandberg, C. (2002). Tr2002004: On the effectiveness of tangible interfaces in collaborative learning environments. Technical report, City University of New York, New York.
Sharlin, E., Watson, B., Kitamura, Y., Kishino, F., and Itoh, Y. (2004). On tangible user interfaces, humans and spatiality. Personal Ubiquitous Comput., 8(5):338–346.
Stoet, G. (2010). Psytoolkit: A software package for programming psychological experiments using linux. Behavior Research Methods, 42(4):1096–1104.
Stoet, G. (2017). Psytoolkit: A novel web-based method for running online questionnaires and reaction-time experiments. Teaching of Psychology, 44(1):24–31.
Toisoul, A., Kossaifi, J., Bulat, A., Tzimiropoulos, G., and Pantic, M. (2021). Estimation of continuous valence and arousal levels from faces in naturalistic conditions. Nature Machine Intelligence, 3(1):42–50.
Wijaya, A., van den Heuvel-Panhuizen, M., Doorman, M., and Robitzsch, A. (2014). Difficulties in solving context-based pisa mathematics tasks: An analysis of students’ errors. The Mathematics Enthusiast, 11(3):555–584.
Publicado
24/11/2025
Como Citar
SANTIAGO JUNIOR, Robertino Mendes; PIMENTEL, Andrey Ricardo.
CaFE-TaMTIn: uma abordagem para a capacitação de funções executivas utilizando um sistema de interface tangível multi-representacional com aspectos de sistema tutor inteligente. In: CONCURSO ALEXANDRE DIRENE (CTD-IE) - TESES DE DOUTORADO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 14. , 2025, Curitiba/PR.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 16-31.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2025.13367.
