Mapa de Competências Socioafetivas de Discentes no Ensino Superior em Ambiente Virtual de Aprendizagem

  • Rafael Leonardo Vivian IFC / UFRGS
  • Leticia Sophia Rocha Machado UFRGS
  • Patricia Alejandra Behar UFRGS

Resumo


Esta pesquisa teve como objetivo desenvolver um mapa de competências socioafetivas de discentes no ensino superior em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA). A metodologia adotou uma abordagem qualitativa e quantitativa, incluindo revisões sistemáticas, avaliação de aspectos socioafetivos e construção de modelos de inferência. O público-alvo foram cinco docentes do ensino superior os quais avaliaram a eficácia dessa ferramenta no monitoramento das competências socioafetivas (CSA) de estudantes em um AVA. Os resultados evidenciam como contribuições: um modelo de inferência de competências socioafetivas; e uma ferramenta digital que permite aos docentes acompanhar a construção das CSA dos estudantes, possibilitando adaptações pedagógicas personalizadas.

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Publicado
24/11/2025
VIVIAN, Rafael Leonardo; MACHADO, Leticia Sophia Rocha; BEHAR, Patricia Alejandra. Mapa de Competências Socioafetivas de Discentes no Ensino Superior em Ambiente Virtual de Aprendizagem. In: CONCURSO ALEXANDRE DIRENE (CTD-IE) - TESES DE DOUTORADO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 14. , 2025, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 32-46. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2025.13384.