Como abordar a Educação de Jovens e Adultos para desenvolver Cultura Digital? Refletindo após 10 anos de pesquisa
Resumo
Os alunos da Educação de Jovens e Adultos possuem diversas habilidades básicas em desenvolvimento, e é comum que não tenham experiências digitais devido a barreiras culturais e sociais que enfrentam. A hipótese que trabalhamos é que o Pensamento Computacional (PC) é estratégico para fomentar o início de experiências com a tecnologia, sendo uma ferramenta para o desenvolvimento de cultura digital. Com base em uma pesquisa qualitativa e participativa, investigamos os resultados desta abordagem, que apontam para um aumento na autonomia dos alunos e uma mudança de mentalidade sobre suas capacidades para aprender e usar tecnologia. A principal contribuição é a perspectiva socialmente consciente para informar a concepção de iniciativas para promover cultural digital.Referências
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Publicado
24/11/2025
Como Citar
ORTIZ, Júlia S. B.; PEREIRA, Roberto.
Como abordar a Educação de Jovens e Adultos para desenvolver Cultura Digital? Refletindo após 10 anos de pesquisa. In: CONCURSO ALEXANDRE DIRENE (CTD-IE) - TESES DE DOUTORADO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 14. , 2025, Curitiba/PR.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 75-88.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2025.13893.
