Escreva mais: Aplicativo de Apoio à Avaliação de Redações da Educação Básica

  • Jamilla Lobo CESAR School
  • Lenon Anthony UFRPE
  • Gabriel Barbosa UFRPE
  • Silas Augusto UFRPE
  • Seiji Isotani USP
  • Ig Ibert Bittencourt UFAL
  • Cleon Xavier IF Goiano
  • Newarney Costa IF Goiano
  • Luiz Rodrigues UTFPR
  • Rafael Ferreira Mello CESAR School / UFRPE

Resumo


Escreva Mais é um aplicativo móvel inovador multiplataforma (compatível com IOS e Android) que usa Inteligência Artificial para auxiliar professores na correção de redações. é voltada para contextos com baixa infraestrutura digital, onde ela transcreve textos manuscritos a partir de imagens, atribui pontuações automáticas e gera feedbacks para os alunos. O sistema utiliza o Gemini 2.0 Flash para a análise textual e foi desenvolvido com backend em Django. O objetivo é demonstrar uma aplicação de Aprendizado Aprimorado por Tecnologia (TEL) que otimiza o fluxo de trabalho docente e facilita a avaliação em diversas realidades educacionais.
Palavras-chave: Automated Essay Scoring, Large Language Models, Artificial Intelligence in Education

Referências

Isotani, S., Bittencourt, I. I., Challco, G. C., Dermeval, D., and Mello, R. F. (2023). Aied unplugged: Leapfrogging the digital divide to reach the underserved. In Proceedings of the International Conference on Artificial Intelligence in Education (AIED), p. 772–779. Springer.

Mello, R. F., Oliveira, H., Wenceslau, M., Batista, H., Cordeiro, T., Bittencourt, I. I., and Isotani, S. (2024). Propor’24 competition on automatic essay scoring of portuguese narrative essays. In Proceedings of the 16th International Conference on Computational Processing of Portuguese, Vol. 2, p. 1–5.

Mello, R. F., Anthony, L., Lobo, J., Ribeiro, F. G. C., Xavier, C., da Costa, N. T., Gasevic, D., and Rodrigues, L. (2025). Empowering equitable learning with llms: Enhancing writing skills in low-resource contexts. In Proceedings of the 20th European Conference on Technology Enhanced Learning (ECTEL). (to appear).

Rodrigues, L., Guerino, G., Challco, G. C., Veloso, T. E., Oliveira, L., da Penha, R. S., Melo, R. F., Vieira, T., Marinho, M., Macario, V., et al. (2023). Teacher-centered intelligent tutoring systems: Design considerations from brazilian, public school teachers. In Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), p. 1419–1430. SBC.
Publicado
24/11/2025
LOBO, Jamilla et al. Escreva mais: Aplicativo de Apoio à Avaliação de Redações da Educação Básica. In: CONCURSO APPS.EDU - CATEGORIA PRODUTO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 14. , 2025, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 136-139. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2025.12899.