Desafio de Mileva Maric: um jogo de lógica com protagonismo feminino na ciência

  • Lucas E. M. Ferreira IFSC
  • Mayara Müller IFSC
  • Yasmim V. Ott IFSC
  • Joice L. Jeronimo IFSC

Resumo


Este artigo apresenta o ”Desafio de Mileva Maric”, um jogo digital educativo inspirado no Teste de Einstein, que propõe enigmas lógicos contextualizados na trajetória de mulheres cientistas. Criado com o objetivo de valorizar a presença feminina na ciência, o jogo estimula habilidades de dedução, organização e análise de dados, ao mesmo tempo em que apresenta conteúdos históricos e científicos de forma interativa. Desenvolvido no Godot com foco em acessibilidade e gamificação, o software promove o pensamento crítico e a representatividade. Alinhado à BNCC e aos princípios de equidade de gênero, o jogo é uma ferramenta pedagógica inovadora para trabalhar a lógica e a conscientização científica no ambiente escolar.

Referências

Brasil (2018). Base nacional comum curricular. Ministério da Educação, Brasília, DF. Disponível em: [link]. Acesso em: 13 ago. 2025.

De Souza, D. F. (2013). Desenvolvendo a lógica e algoritmos no ensino médio. Workshop de Informática na Escola (WIE).

Pimentel, R. L. M., Breda, M. Z. C., and Oliveira, C. M. (2024). O raciocínio lógico matemático e a utilização dos jogos como estratégias de aprendizagem. Revista Científica Espaço Acadêmico.

Ribeiro, L. H. d. F., Germano, V. E., Bruno, L. P., Freire, M. L. B., Do Nascimento, E. G. C., and Fernandes, T. A. A. d. M. (2022). Game-based learning como estratégia de ensino e aprendizagem no ensino médico. Research, Society and Development.

Rodrigues, S. J. R., De Souza, M. F., Diniz, R. M., De Souza, P. H., Victor, D. O. A., and Magalhães, A. P. A. S. (2014). O desenvolvimento do raciocínio lógico por meio de jogos estratégicos. I Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG.
Publicado
24/11/2025
FERREIRA, Lucas E. M.; MÜLLER, Mayara; OTT, Yasmim V.; JERONIMO, Joice L.. Desafio de Mileva Maric: um jogo de lógica com protagonismo feminino na ciência. In: CONCURSO APPS.EDU - CATEGORIA PRODUTO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 14. , 2025, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 144-147. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2025.13338.