Entre árvores e telas: um aplicativo de Realidade Aumentada para Educação Florestal

  • Nando Matheus Rocha FURB
  • Bruno Fischer Ferreira Santos FURB
  • Matheus Gamba de Oliveira FURB
  • Caroline Lucini FURB
  • Dalton Solano dos Reis FURB
  • Daniela Tomio FURB
  • Débora Vanessa Lingner FURB
  • João Gabriel Soares Lavina FURB
  • Lucas Hong Lae Son FURB
  • Luciana Pereira de Araújo Kohler FURB
  • Mauricio Capobianco Lopes FURB

Resumo


Este artigo apresenta o desenvolvimento e a validação de um aplicativo de Realidade Aumentada (RA) voltado à Educação Florestal e à divulgação científica de espécies vegetais nativas da Mata Atlântica. Construído por um coletivo interprofissional, o recurso foi testado com estudantes do 7º ano do ensino fundamental. A análise dos dados apontou indícios de aprendizagem, engajamento dos alunos e boa usabilidade do aplicativo. A experiência indica que o FlorestaSC RA pode ser utilizado como recurso didático no Ensino de Ciências, tanto na escola quanto em projetos e na formação de professores. Também evidencia o potencial da RA como linguagem acessível para o público jovem e como recurso para aprimorar práticas científicas e educacionais.

Palavras-chave: realidade aumentada, ensino de ciências, educação florestal, material didático digital, FlorestaSC RA

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Publicado
24/11/2025
ROCHA, Nando Matheus et al. Entre árvores e telas: um aplicativo de Realidade Aumentada para Educação Florestal. In: CONCURSO APPS.EDU - CATEGORIA PRODUTO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 14. , 2025, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 156-159. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2025.14062.