Senior Code AI: Estimulação Cognitiva para Idosos por Meio da Programação
Resumo
O presente artigo apresenta o desenvolvimento da plataforma Senior Code AI, voltada à estimulação cognitiva de pessoas idosas por meio do ensino de programação. A plataforma foi projetada com recursos de acessibilidade e atividades baseadas na construção de algoritmos, permitindo o cadastro de conteúdos teóricos e práticos, como quizzes e exercícios de programação, em um ambiente de desenvolvimento online. A iniciativa fundamenta-se no crescimento da população idosa no Brasil e na necessidade de inclusão digital desse grupo, com o desenvolvimento de ações que estimulem o raciocínio lógico, promovendo autonomia e aprendizagem, no intuito de contribuir com o envelhecimento ativo e a participação digital da pessoa idosa.
Referências
OLIVEIRA JR, Emerson Rogério et al. Proposição de uma sequência didática baseada no pensamento computacional para idosos. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE). SBC, 2023. p. 1536-1545.
LUCENA, Daniel Araújo de. Pensamento computacional como intervenção para desenvolvimento cognitivo em idosos. 2020. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
MEDEIROS, Bianca Maciel et al. Da Teoria à Prática: Resultados de uma Metodologia de Ensino de Pensamento Computacional para Pessoas Idosas. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE). SBC, 2024. p. 2506-2518.
PINTO, L. D. (2010) "Estudo de complexos de cobre com aminoácidos de interesse para a química do cérebro" Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
GASPARI, Mauro et al. Weekend in Rome: a cognitive training exercise based on planning. In: SAT@ SMC. 2019. p. 37-41.
